PUBLICIDADE
Notícias

Rascunho de resolução não prevê uso de força na Síria

11:20 | 31/01/2012
O rascunho de uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Síria pede que o presidente Bashar Assad entregue o poder a seu vice e afirma que não haverá o uso de forças estrangeiras no país.

O esboço, ao qual a Associated Press teve acesso, pede que o regime de Assad coloque imediatamente "um fim em todas as violações aos direitos humanos e ataques contra os que exercem seu direito de liberdade de expressão".

O documento pede que Assad delegue sua "completa autoridade a seu vice" para permitir a criação de um governo de unidade nacional que lidere a transição para um sistema democrático.

O texto, um rascunho cuja redação foi liderara pelo Marrocos, insiste que o documento não compele os "Estados a recorrer ao uso da força ou à ameaça da força".

O governo russo declarou nesta terça-feira que se opõe veementemente à aprovação da resolução da ONU sobre a Síria. Moscou afirma que a medida vai abrir caminho para uma guerra civil no país.

"O rascunho ocidental de resolução no Conselho de Segurança não vai ajudar na busca de um compromisso", escreveu o vice-ministro de Relações Exteriores Gennady Gatilov no Twitter. "Pressionar a implementação do documento é abrir caminho para a guerra civil."

Na segunda-feira, Gatilov disse que a Rússia não vai apoiar o novo rascunho de resolução do Conselho de Segurança sobre a Síria, que conta com o apoio de países ocidentais, apesar da crescente pressão para que o país tome uma atitude em relação ao regime de Bashar Assad. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

TAGS