PUBLICIDADE
Notícias

Queda de Assad é 'uma questão de tempo', diz chefe da inteligência americana

De acordo com as demonstrações de resistência da oposição, o regime do presidente sírio está com os dias contados

14:57 | 31/01/2012
WASHINGTON, 31 Jan 2012 (AFP) -A queda do regime do presidente Bashar al-Assad na Síria é "apenas uma questão de tempo" diante da revolta de parte da população, declarou nesta terça-feira, 31, o diretor nacional da inteligência (DNI) americana, James Clapper.

"Pessoalmente, acredito que é apenas uma questão de tempo, mas esse é o problema, pode ser por muito tempo", admitiu Clapper diante de uma comissão da inteligência no Senado.

"Eu não vejo como ele poderá manter seu controle sobre o país", julgou, acrescentando que este processo poderá demorar por causa da "fragmentação da oposição".

O diretor da CIA, o ex-general David Petraeus, compartilhou a posição de Clapper.

"A oposição mostrou uma capacidade de resistência considerável", afirmou, ressaltando também o aumento da violência cometida durante as manifestações e a chegada da onda de revolta aos subúrbios de Alep, segunda maior cidade do país, e Damasco.

A queda de Bashar el-Assad, membro da minoria alauíta, levará ao estabelecimento de um governo dominado por sunitas, majoritários no país, previu.

A perda da aliada síria será também um "revés considerável" para o Irã, afirmou o diretor da CIA.

"A perda da Síria, que faz o papel de plataforma logística e de ligação para apoiar o Hezbollah no Líbano, representará um revés considerável para o Irã", explicou. "É por isso que a Guarda Revolucionária (iraniana) apoia tanto Bashar al-Assad".

TAGS