PUBLICIDADE
Notícias

Putin promete uma nova economia depois de manifestação na Rússia

08:11 | 30/01/2012
MOSCOU, 30 Jan 2012 (AFP) - O atual primeiro-ministro e ex-presidente Vladimir Putin prometeu nesta segunda-feira construir uma nova economia na Rússia, reconhecendo que sua proposta de prosperidade se choca com uma série de problemas.

Putin tentou mostrar que continua sendo a principal esperança para conseguir uma estabilidade econômica depois de manifestações de protesto. No entanto, reconheceu que o país enfrenta uma corrupção sistêmica, que existe um clima empresarial pouco satisfatório e uma dependência inadmissível da exportação de energia.

O chefe de Governo russo fez estas promessas num artigo publicado no jornal econômico Vedomosti. Trata-se da última de uma série de notas destindadsas a mostrar sua visão de futuro da Rússia visando às eleições presidenciais de 4 de março, no qual aspira obter um terceiro mandato no Kremlin.

"Ter uma economia que não nos garanta estabilidade, soberania nem bem-estar é inadmissível para a Rússia", afirma Putin. "Precisamos de uma nova economia com uma indústria e uma infraestrutura competitivas, com um setor de serviços desenvolvido e uma agricultura eficaz", acrescentou.

Desta forma, parece reconhecer o fracasso do tão propagado programa de modernização de seu presidente Dimitri Medvedv, a quem Putin deseja suceder como chefe de Estado.

Milhares de automobilistas se manifestaram no domingo para pedir eleições livres e protestar contra Putin, circulando em torno de uma avenida de Moscou.

Este artigo foi publicado antes de outra manifestação prevista para o próximo sábado pelo movimento de protesto contra Putin, que espera atrair milhares de pessoas em uma marcha através da capital.

TAGS