PUBLICIDADE
Notícias

Parentes de reféns das Farc exigem libertação

11:28 | 27/01/2012
Um grupo de aproximadamente 200 pessoas, ligadas aos reféns mantidos sob poder das  Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), lideram um protesto na cidade de Cali, no Sudoeste do país. Os parentes e amigos das vítimas exigem a libertação dos reféns, muitos em cativeiro há mais de dez anos. O ministro do Interior, Germán Vargas Lleras, rejeitou a possibilidade de o Brasil ajudar na mediação das negociações.

O ministro do Interior, responsável pela condução das negociações com o grupo guerrilheiro, disse, no entanto, que não está afastada a eventual ajuda do governo brasileiro. "Se for necessário, por qualquer razão particular de logística, não haverá inconveniente na participação do Brasil", disse.

Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o atual assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, foi um dos intermediadores das negociações entre o governo colombiano e as Farc.

No começo desta semana, o comando das Farc anunciou a libertação de seis reféns, todos militares. Não foram divulgadas datas nem locais, mas os manifestantes comemoraram as libertações. Eles acenderam velas no principal parque da cidade.

Agência Brasil

TAGS