PUBLICIDADE
Notícias

Forças de segurança sírias mataram 34 civis nesta quinta

No berço dos movimentos de contestação, em Homs, o Exército lançou uma ofensiva causando morte de civis

16:14 | 26/01/2012
NICÓSIA, 26 Jan 2012 (AFP) -Trinta e quatro civis, incluindo dez crianças, foram mortos nesta quinta-feira, 26, pelas forças de segurança na Síria, onde o regime reprime violentamente há dez meses um movimento de contestação popular, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"O registro do dia chega a 34 civis mortos pelas forças de segurança em várias regiões da Síria, principalmente em Homs" (centro), indicou a organização com sede no Reino Unido em um comunicado recebido em Nicósia.

Em outros episódios de violência, sete desertores e oito soldados do Exército regular foram mortos nesta quinta-feira, incluindo um coronel assassinado em Homs, segundo o OSDH, com sede na Grã-Bretanha.

Em Homs, berço do movimento de contestação, o Exército lançou uma ofensiva nesta quinta-feira, 26, no bairro de Karm al-Zeitoune, matando 26 civis, entre eles nove crianças, e deixando dezenas de feridos.

Na cidade rebelde de Hama (centro), onde o Exército sírio havia lançado na terça-feira uma vasta ofensiva, quatro civis foram mortos por francoatiradores, sendo uma mulher de 58 anos, segundo a mesma fonte.

Um foi morto na província de Idleb (noroeste), e outros dois, no subúrbio de Damasco.

Na província de Deraa, um adolescente foi morto e outras três pessoas ficaram feridas por tiros disparados pelas forças de segurança contra uma manifestação de estudantes na cidade de Nawa, segundo o Observatório que cita moradores.

Essas informações não podem ser confirmadas em razão das restrições impostas pelas autoridades à livre circulação de jornalistas estrangeiros.

TAGS