PUBLICIDADE
Notícias

Buscas em 'Costa Concordia' são suspensas; navio se movimenta

10:16 | 18/01/2012

ILHA DE GIGLIO, Itália — As operações de busca dos desaparecidos após o naufrágio na sexta-feira passada do "Costa Concordia" perto de uma ilha italiana foram suspensas nesta quarta-feira, indicou à AFP um porta-voz dos bombeiros.

"Os instrumentos (de medida em terra firme) revelaram que o navio se move, estamos avaliando se encontrou um novo ponto de apoio antes de decidir se podemos retomar as operações. Por enquanto, não podemos nos aproximar", declarou o porta-voz, Luca Cari.

A suspensão ocorreu às 08H00 (05H00 de Brasília), disse o porta-voz, acrescentando que os socorristas trabalharam durante toda a noite em busca de possíveis sobreviventes.

Até o momento, foram recuperados 11 cadáveres, dos quais cinco foram identificados.

"Praticamente terminamos de controlar a parte que está fora da água", acrescentou Cari.

Duas equipes de mergulhadores da marinha italiana reiniciaram a exploração da parte submersa do navio, perfurando o casco com mini-cargas explosivas.

A busca se concentra em uma parte situada a 18 metros de profundidade que corresponde ao convés número 4 do navio, onde na terça-feira foram encontrados cinco corpos com coletes salva-vidas.

No convés número 4 estavam as lanchas de salvamento que permitiram salvar a vida de boa parte das 4.229 pessoas - mais de 3.200 turistas e mil tripulantes - que estavam no "Costa Concordia" no moomento do acidente.

O capião de um dos rebocadores que participam dos trabalhos de resgate precisou ser hospitalizado devido ao estresse e à carga de trabalho, disse à AFP Filipo Marini, um porta-voz da guarda-costeira.

Além disso, as equipes se preparam para começar o bombeamento do combustível que ainda se encontra no interior do barco.

"Estamos instalando todo o necessário para começar o bombeamento, mas, por enquanto, não sabemos quando começaremos, isso dependerá das condições do tempo", disse o comandante Cosimo Nicastro, outro porta-voz da guarda-costeira.

As autoridades italianas temem um desastre ecológico se as 2.400 toneladas de combustível que se encontram nos reservadórios do Concordia caiam no mar, nocoração de uma região considerada uma reserva natural.

O navio partiu na sexta-feira às 19H00 (16H00 de Brasília) de Civitavecchia, perto de Roma, e se chocou contra uma rocha perto da Ilha de Giglio, na costa da Toscana, antes de naufragar.

AFP

TAGS