PUBLICIDADE
Notícias

Aiea recomenda que Japão aperfeiçoe 11 pontos relativos à segurança nuclear no país

11:09 | 31/01/2012

Inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) recomendaram às autoridades do Japão o aperfeiçoamento de 11 pontos relativos à segurança das usinas nucleares no país. Os conselhos foram dados, depois de uma série de avaliações feitas nas centrais nucleares do país. O chefe da equipe de inspeção, James Lyons, apresentou nesta segunda-feira, 31, um relatório ao diretor da Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Japão, Hiroyuki Fukano.

Desde o dia 22, foram feitas avaliações para verificar os riscos existentes em decorrência dos acidentes radioativos registrados após o terremoto seguido por um tsunami em 11 de março de 2011. Para os inspetores, as medidas adotadas pelo governo japonês seguem os padrões internacionais.

A equipe de peritos da Aiea era integrada por dez especialistas. Eles examinaram as instalações das usinas, conversaram com os peritos japoneses e avaliaram os testes realizados pela agência do Japão. No ano passado, foram registradas explosões e vazamentos nas áreas dos reatores 3 e 4 da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi.

Em decorrência dos acidentes nucleares na região de Fukushima, as cidades ao redor da usina foram esvaziadas. Também foram suspensas a venda e a compra de produtores originários desta área devido à ameaça de contaminação por radiação. No total, nove cidades foram afetadas.

Agência Brasil

TAGS