Ocorrências com árvores no primeiro pentamestre de 2025 caem em 30%

Ocorrências com árvores no primeiro pentamestre de 2025 caem em 30%

A Capital lidera a lista de casos, com pelo menos 53,62% dos episódios

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) registrou 733 ocorrências relacionadas a árvores em risco entre janeiro e maio de 2025.

LEIA TAMBÉM | Caminhão Limpezinha recolhe 140 toneladas no primeiro mês do programa em Fortaleza

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Fortaleza lidera casos de árvores em situação de risco

Em relação ao mesmo período do ano passado, os números representam uma queda de 30%. Em 2024, no mesmo período, o CBMCE atendeu a 1.048 ocorrências relacionadas a árvores em situação de risco. A Capital lidera a lista de casos, com pelo menos 53,62% dos episódios.

Conforme o balanço, as verificações preventivas de risco aumentaram significativamente de um ano para o outro.

De acordo com o CBMCE, entre janeiro e maio de 2024, 16% das ocorrências relacionadas à árvores tiveram caráter preventivo, neste ano foram 27%. Os cortes em vias públicas passaram de 22% para 25% e os cortes em propriedades particulares aumentaram de 19% para 22%.

Um galho de figueira (Ficus spp) caiu sobre um trailer na avenida Bezerra de Menezes, na manhã desta sexta-feira, 6. O incidente aconteceu durante a passagem de um caminhão. Não houve nenhum ferido.

Ainda conforme o CBMCE, os galhos, que estavam instáveis, foram cortados de forma seletiva, para evitar novos riscos, e a operação utilizou equipamentos específicos para garantir a segurança da ação.

O Corpo de Bombeiros esclareceu ao O POVO que o planejamento da plantação de árvores “às vezes é inadequado”.

Com o crescimento, a árvore pode destruir calçadas, muros, paredes e até o asfalto, dependendo do caso. Os bombeiros atuam em riscos graves iminentes, quando a planta já está muito velha ou ficou doente e passa a oferecer riscos que inicialmente não oferecia.

População pode acionar serviços de corte de árvores

A população pode acionar órgãos municipais ou estaduais, como os Bombeiros, para cortar árvores que apresentem risco de queda. Confira abaixo:

Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) | 156 ou Fala Fortaleza/OGM: 0800 285 0880
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | 193
Enel Ceará | 0800 28 50 196

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar