Circo faz apresentação em Fortaleza para crianças com câncer
O show teve uma duração de aproximadamente uma hora, e, depois da apresentação, os integrantes do circo fizeram uma visita ao leito dos pacientesAs crianças da Associação Peter Pan (APP), que auxilia cerca de 1.300 famílias na luta contra o câncer infanto-juvenil no Ceará, ganharam um presente especial na manhã desta terça-feira, 5. Os pequenos assistiram a uma apresentação especial do Circo Americano. A ação aconteceu na própria sede da associação, localizada no bairro Vila União, em Fortaleza.
Para Sandra Salgado, gerente de Atividades Sociais da instituição, ações desse tipo são capazes de transformam o ambiente hospitalar. “A gente sempre procura levar um personagem para desfilar no corredor, porque as crianças passam muito tempo dentro das quatro paredes, às vezes sem ter nenhum contato com [o exterior]. Então, traz o lúdico e o entusiasmo para ele.”
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Para quem faz um tratamento como esse, que dura em média de cinco a dez anos, esses momentos são [transformadores], e o circo mexe com a cabeça de todos, quem dirá com a das crianças”, continua.
O show teve uma duração de aproximadamente uma hora, e, depois da apresentação, os integrantes fizeram uma visita aos leitos dos pacientes. “O Circo vai até as cidades para fomentar a alegria. Nós sempre estamos nas televisões e jornais, e as crianças ficam com vontade de nos prestigiar, mas, infelizmente, não podem ir até as apresentações. Então, a diretoria do Circo decidiu [trazer] a apresentação até o Peter Pan”, destaca Bryan Stevanovich, diretor de Marketing do Circo Americano.
Francisca Paulino, 45, é de Tianguá, no interior do Estado, e costuma vir a Fortaleza a cada dois meses por causa do tratamento do filho, de 6 anos. Ela foi uma das mães presentes na apresentação. “'Tô' gostando muito, é uma interação, e as crianças se sentem mais alegres e felizes. É muito bom, gostaria que voltassem mais vezes.”
Outra mãe foi Hilania Teixeira, 35. Toda terça-feira ela se desloca de Trairi até a Capital com a filha, de 4 anos. “A ação é muito boa. Às vezes, a gente vem [ao hospital] toda estressada por conta das coisas que acontecem em casa. Aí chega aqui, tem uma atração dessas, tira tudo de ruim que a gente estava. Vem aquela alegria de ver as nossas crianças [se divertindo].”
Gleicione Lourdes, 30, também é mãe de uma criança que se trata na asociação e gostou bastante da apresentação. “Acho que projetos como esse são muito importantes, porque, querendo ou não, tira um pouco daquela tensão que os pais e as crianças passam.”
A Associação Peter Pan existe desde 1996 e, com a colaboração de diversas empresas, doadores e voluntários, ergueu o Centro Pediátrico do Câncer, onde desenvolve 16 programas sociais. A unidade é referência no tratamento do câncer infantojuvenil no Ceará e também recebe pacientes de outros estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Amigo Peter Pan: como ajudar a associação financeiramente
De acordo com Diego Monteiro, coordenador de mobilização de recursos da APP, a instituição não assiste apenas as crianças, mas também a família dos pacientes que, em grande parte, são do Interior e se deslocam até a Capital apenas para seguir o tratamento.
“Eles chegam muito cedo e ficam o dia todo no hospital. Então, imagina a necessidade que eles têm de ter um local confortável. Imagina uma criança sentada por dez horas esperando uma consulta”, destaca o coordenador.
“A gente oferece espaços para que [as crianças] fiquem entretidas. Para os pais, a gente oferece rodas de conversa, serviços de saúde mental. Também temos um programa de apadrinhamento, em que oferecemos cestas nutricionais”, adiciona.
Para financiar essas medidas, a instituição criou a ação "Amigo Peter Pan" e recebe doações. “É através dele que a gente fornece cadeira de rodas, muleta, damos auxílio transporte para a família vir até aqui ou ir para outro estado fazer alguma operação”, explica Diego.
Como doar?
No site da associação: Amigo Peter Pan
Whatsapp: (85) 9 9994 8171