Fortaleza deve ganhar laboratórios móveis de ciências em todas as escolas até o fim de 2023

A secretária Dalila Saldanha esteve da premiação da Feira de Ciências e Cultura de Fortaleza, onde falou sobre a "universalização" dos laboratórios

A secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, afirmou que a gestão se mobiliza para adquirir toda a quantia faltante dos laboratórios móveis de ciências da rede até o final de 2023. A titula da pasta falou sobre os equipamentos na cerimônia de premiação da 12ª Feira Municipal de Ciências e Cultura de Fortaleza, nesta sexta-feira, 29, na Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC).

De acordo com Dalila Saldanha, atualmente, o fundamental 2 (do 5° ao 8° ano) foi inteiramente contemplado, e restam apenas 120 unidades do fundamental 1 (da pré-escola à primeira série) a receberem o equipamento.

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“Nós estaremos universalizando. Todas as escolas terão laboratórios de ciências móveis, as escolas de tempo integral já têm seus laboratórios, mas são fixos. E para demais unidades de tempo parcial, já temos”, disse a titular da Secretaria Municipal da Educação (SME) ao O POVO.

Para Dalila, o letramento científico deve ser cultivado desde a infância. Ela também afirma que a política educacional presente na Capital traz como proposta diretrizes curriculares, voltadas para a investigação e pesquisa.

Outro investimento que a pasta realizou foi o apoio a projetos desenvolvidos pelos próprios professores da rede. O valor injetado foi de R$ 489 mil. 

Como funciona a Feira de Ciências e Cultura de Fortaleza

Nesta edição da Feira Municipal de Ciências e Cultura de Fortaleza, os projetos foram distribuídos em três categorias, de acordo com a série dos estudantes: Mercúrio (3º e 4º anos), Saturno (5º, 6º e 7º anos) e Júpiter (8º e 9º anos e modalidade de Educação de Jovens e Adultos). 

Ao todo, 15 trabalhos foram finalistas: três na categoria Mercúrio, seis na Saturno e outras seis na categoria Júpiter. Os finalistas serão contemplados pelo programa Bolsa Nota 10 e irão receber um valor mensal de R$ 200 durante o ano letivo de 2024.

A ação é dividida nas etapas escolar, distrital e municipal, avaliadas por profissionais, mestres, e doutores, com experiência no setor de pesquisa e ensino. 

 

Estudantes aprofundam os estudos de forma lúdica 

Camila Cacau, professora substituta de ciências da escola Dom Aloísio Lorscheider, conta que a turma inteira do 6° ano, que totalizam 40 alunos, participou do projeto Card Science. Foram idealizados dois jogos, o primeiro com o tema sistema solar, e o outro com o tema cadeia alimentar.

Vitória Evelin da Silva Sousa, 12, diz que a ideia foi misturar a disciplina científica com os jogos de cartas para aprofundar os estudos de uma forma "lúdica". "Uma forma que os alunos aprendam e se divirtam ao mesmo tempo. Porque, muitas vezes, quando o professor explica algo no quadro, dizem: ‘Ah, isso é chato’”, revela.

“A gente tem o card base — onde ficam as respostas, e a gente perguntava: qual o quarto planeta do sistema solar? E eles colocavam o nome do planeta embaixo. Dessa forma, eles aprendiam os nomes dos planetas e a ordem”, acrescenta.

“E no jogo da cadeia alimentar, desenvolvemos duas formas: ou pedíamos para que eles formassem uma cadeia alimentar e daria um tempo para que eles pudessem montar, quem acertasse primeiro ganhava. Ou colocaria um elemento, e perguntaria qual o nível do elemento, como consumidor primário, secundário, etc, quem conseguisse primeiro ganhava. Ganhava o que? Conhecimento e sabedoria”, encerra. A equipe ficou em 6° lugar na categoria Saturno.

Bolsa Nota 10

O programa tem o objetivo de potencializar o conhecimento dos alunos, por meio da monitoria de atividades desenvolvidas, voltadas para o fortalecimento das ações pedagógicas e de projetos das unidades escolares.

A monitoria é uma modalidade de ensino e de aprendizagem destinada aos estudantes regularmente matriculados na rede municipal de ensino. Há duas mil bolsas de R$ 200 sendo ofertadas, com validade de 10 meses.


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