Fortaleza vence pela segunda vez prêmio de melhor caminhabilidade do Brasil

Em duas edições do prêmio, a Capital foi destaque na categoria Cidades Grandes. Além do resultado vencedor, Fortaleza também apresentou outros projetos que figuram entre os cinco primeiros colocados, são eles: a requalificação do Parque Rachel de Queiroz e da Avenida Desembargador Moreira

Pela segunda vez, a cidade de Fortaleza foi a vencedora do Prêmio Cidade Caminhável, realizado pelo Instituto Caminhabilidade, com apoio da Walk 21 e da Frente Nacional de Prefeitos. Nas duas edições do prêmio, a Capital foi destaque na categoria Cidades Grandes.

Além do resultado vencedor, Fortaleza também apresentou outros projetos que figuram entre os cinco primeiros colocados, são eles: a requalificação do Parque Rachel de Queiroz e da avenida Desembargador Moreira conquistaram terceiro e quinto lugar, respectivamente.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Neste ano, Fortaleza apresentou o Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), concorrendo com outros 14 projetos de outras sete cidades na categoria. 

O principal objetivo do Proinfra é transformar ruas da periferia. Este é o maior programa da história da Capital, com investimentos na ordem de R$ 1,5 bilhão. O intuito é levar melhores condições sanitárias, estruturais e serviços básicos para o desenvolvimento de comunidades carentes, com obras de drenagem, urbanização de vias, além da construção de novas escolas, creches e areninhas (campos de futebol society).

Atualmente, 1.115 ruas são atendidas, sendo mais de 160  pessoas contempladas. A meta é concluir todo o projeto até 2025.

As obras também representam oportunidade de trabalho, sendo responsáveis pela geração de mais de 12 mil empregos, parte deles com pessoas que vivem nas comunidades beneficiadas pelo projeto.

Victor Macêdo, vice-presidente da Citinova, avalia que o desempenho parte de um esforço conjunto de todos os órgãos municipais.

"O Proinfra atende aos cinco critérios exigidos: caminhabilidade, impacto, participação social e critério de inovação", afirma.

“Se você olhar sob a cinco ópticas, o Proinfra pontua bem, porque, antes, aquelas regiões ficavam na lama e passaram por uma requalificação não só de calçadas, mas de drenagem, infraestrutura e saneamento. No impacto, o Proinfra está impactando mais de 1.000 ruas. A parte da participação social, o projeto emprega pessoas da comunidade. A parte de inovação está tanto no modelo do projeto como na parte de utilização de materiais recicláveis, todo o pavimento intertravado vem dos resíduos da construção”, completa Victor.

Conforme o secretário de Infraestrutura Municipal, Samuel Dias, Fortaleza passou (e continua passando) por transformações ligadas à mobilidade.

O primeiro passo, segundo ele, foi a construção de um primeiro plano de acessibilidade sustentável. O segundo é espalhar a mobilidade até a porta das pessoas.

“Uma boa parte da cidade ainda está em condições de infraestrutura precária, são locais não planejados, por conta da Cidade ter crescido muito rápido, há locais sem pavimentação de calçadas, sem saneamento, pensando nisso, estamos realizando obras de pavimentação e drenagem, e agregado a estas obras, areninhas, que foram centralizadas nestas áreas mais carentes”, diz Samuel.

"São pessoas de baixa renda. Esta mudança no contexto urbanístico causa também um sentimento de pertencimento, as pessoas criam interesse em reformar a casa, se sentem melhor em conviver nesses espaços. Queremos melhorar não só a caminhabilidade, mas também a autoestima e dignidade das pessoas”, continua o secretário.

Desenhos do plano de caminhabilidade 

Em 2021, Fortaleza ganhou o prêmio por conta do Plano Municipal de Caminhabilidade, apresentando oito documentos técnicos construídos com a participação da sociedade e com foco no incentivo à política de caminhabilidade. O plano tange as diretrizes de tráfego, urbanização e arborização da Cidade.

Luciana Lobo, secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, revela desdobramentos do plano para os próximos anos. 

Ela afirma que um grande desafio está relacionada à implementação de calçadas onde as pessoas têm imóveis e que a Prefeitura tem trabalhado muito em requalificação da Cidade. No entanto, a expectativa é requalificar mais áreas ligadas ao caminhar, arborizar a cidade, aumentar o número de ciclofaixas, além de outras ações voltadas à locomoção e ao bem-estar do cidadão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fortaleza Prêmio Cidade Caminhável caminhabilidade plano ruas requalificação parque raquel de queiroz avenida desembargador moreira Proinfra Seinf Citinova Seuma

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar