Alimentos orgânicos produzidos em unidades prisionais são comercializados no Cocó

Evento recebeu a visita da governadora Izolda Cela na manhã deste sábado, 6

Alimentos orgânicos produzidos por meio da agricultura familiar podem ser encontrados quinzenalmente na tradicional Feira Agroecológica do Parque do Cocó, na área Adahil Barreto. Neste sábado, 6, pela primeira vez, a feira também contou com a a comercialização de produtos orgânicos e artesanatos produzidos em unidades prisionais. A ação foi conferida pela governadora Izolda Cela. 

A iniciativa é resultado de uma parceria inédita entre Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), a Secretaria de Administração Penitenciaria (SAP) e a Fundação Cepema. Os produtos são provenientes da Unidade Prisional de Sobral e da Unidade Irmã Imelda Lima Pontes, em Aquiraz.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A iniciativa é algo inédito no país, salienta a assistente social Ilana Ferro, diretora da Unidade Prisional Irmã Imelda. "Com pessoas que vivem em regime fechado produzindo alimentos livres de agrotóxicos, de excelente qualidade", completa. 

Cela destacou a importância de ações em conjunto das secretarias em projetos deste tipo. "A Feira, além de oferecer produtos saudáveis à população, agora também serve como uma atividade de ressocialização", elogiou.

O titular da Sema, Artur Bruno, frisou que, além da Sema e da SAP, ação recebe o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Ematerce e Fundação Cultural, Educacional, Popular, em Defesa do Meio Ambiente (Cepema). 

A Feira Agroecológica também conta com o apoio da Rede EcoCeará. "A tendência é que este evento cresça e torne-se semanal”, projeta o secretário. 

"O trabalho essencial é de capacitação, de trazer o sistema prisional para fora dos muros, para mostrar o trabalho dos detentos para sociedade, para que sejam valorizados e não retornem ao crime", afirmou Mauro Albuquerque.

Veja mais fotos da visita

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar