Testes de Covid em Fortaleza: usuários reclamam da quantidade baixa de senhas em posto
Cadastro para realizar a testagem gratuita é feito pela plataforma Saúde Digital. Nove centros de testagem gratuita foram abertos no Estado nesta segunda- 27![Testagem para Covid-19 no Sesi Parangaba, na manhã desta segunda-feira, 27](https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2022/06/27/750x500/1_bc8i1836-19064979.jpg)
Novos centros de testagem gratuita para Covid-19 começaram a funcionar em Fortaleza nesta segunda-feira, 27. Durante a manhã, alguns usuários relataram problemas para conseguir realizar os exames oferecidos nos pontos da Prefeitura de Fortaleza por causa da baixa quantidade de senhas. Segundo a Prefeitura, o serviço estima atender 240 usuários por dia, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. No posto de saúde Carlos Ribeiro, no bairro Jacarecanga, estavam sendo ofertados apenas 20 testes diários para assintomáticos, dez pela manhã e mais dez à tarde.
Para realizar o exame era necessário fazer agendamento prévio na recepção do local. Muitas pessoas reclamaram da desorganização.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Não tem informação, estão vendo a bagunça que está aí. Não tem nenhum tipo de informação para os pacientes que estão chegando aqui. Está todo mundo 'bolando' faz tempo", comentou Lívia Pereira, que trabalha como vendedora. Mesmo sintomática, ela não conseguiu fazer o teste e saiu sem conseguir informações de como poderia realizar a testagem: "Melhor morrer em casa que passar raiva aqui".
Victor Hugo foi uma das pessoas que foi até a unidade de saúde Carlos Ribeiro, nesta manhã, e conseguiu fazer o teste. "Eu vim fazer o teste da Covid-19 porque eu tive contato com várias pessoas infectadas há uma semana. Apesar de ter tomado as três doses da vacina, vim fazer o teste para poder ver como estou e ficar tranquilo", disse ele após receber resultado negativo.
A secretária municipal da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, disse que os seis novos centros de testagem para Covid-19 da Prefeitura foram abertos devido ao novo aumento de casos da doença na Capital.
“Temos em cada uma das nossas regionais de saúde uma unidade, que a gente chama de unidade sentinela. É importante neste momento que estamos vivendo a quarta onda que a gente possa estar ampliando a testagem das pessoas para identificar pessoas que, por acaso, estejam infectadas e precisam fazer o isolamento. [Isso para] não continuar disseminando essa infecção e ampliando o número de pessoas acometidas”, disse.
O POVO tentou contato com os outros cinco novos centros de testagem — nos bairros Vicente Pinzon, Rodolfo Teófilo, Itaperi, Mondubim e São Cristovão — para saber quantos testes foram ofertados neste primeiro dia de testagem para pessoas assintomáticas e sintomáticas. No entanto, nenhum dos locais atendeu as ligações até o fechamento desta matéria.
A Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) também foi questionada sobre o quantitativo dos testes distribuídos, bem como se há um número mínimo de testes distribuídos nos centros por dia. A pasta informou, em nota, que cada unidade atende por dia 40 usuários cada, entre assintomáticos e sintomáticos.
"Estes usuários são atendidos por ordem de chegada, sem necessidade de avaliação médica e os exames realizados são do tipo antígeno, no qual o resultado é obtido em poucos minutos", aponta a SMS, ainda sobre os testes de Covid. A Secretaria não respondeu se há distribuição mínima de testes por dia nos locais.
Centros de Testagens do Governo do Estado
Além dos seis pontos oferecidos pela Prefeitura de Fortaleza, outros três foram abertos no Ceará por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e funcionarão em sedes do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Fortaleza (no bairro Parangaba), Maracanaú (Região Metropolitana da Capital) e Juazeiro do Norte, na região do Cariri. O Governo do Estado já oferecia a testagem no Hotel Excelsior, na Praça do Ferreira, e o no Centro de Testagem pra Viajantes, no Aeroporto Internacional.
Segundo Caroline Alencar, enfermeira que atua no Sesi Parangaba, na manhã desta segunda-feira, 27, foram realizados cerca de 19 testes, com apenas três positivados. Ela alerta que o atendimento nos centros dentro das unidades Sesi precisa de agendamento prévio: "Tem pouca quantidade de pessoas na fila de espera, a pessoa chega, faz o teste, recebe o resultado em dez minutos", explica.
Para agendar o teste nas unidades Sesi, é preciso realizar cadastro na plataforma Saúde Digital, na opção Testagem CT Rede Sesi/Sesc/Senac. O agendamento estará liberado às quartas e sextas-feiras para os dias seguintes. Após o registro completo e validado por e-mail, o paciente escolhe o endereço e marca o dia e horário do exame. O local estima realizar 50 testes diários.
Daniele Queiroz, assessora técnica da Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, ressalta que a ampliação tem como objetivo ter um controle maior das ações a serem realizadas para atenuar os danos causados pela alta de novos casos da doença.
"O objetivo principal é que a população possa testar, mas que, também, a gente consiga conhecer melhor o cenário da ocorrência de casos. Além de propiciar acesso, o centro de testagem propicia informação para que a gente possa planejar quais os próximos passos de enfrentamento. O sistema de saúde consegue se organizar para atender à demanda de acordo com o cenário apresentado", destacou.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente