Vacina contra influenza poderá ser tomada por qualquer pessoa em Fortaleza
A partir de segunda-feira, 27, a vacinação contra a influenza será ampliada para público geral maior de seis meses. É preciso apresentar documento com fotoVacina contra a influenza poderá ser tomada por qualquer pessoa maior de seis meses em Fortaleza a partir da próxima segunda-feira, 27. Para ter acesso ao imunizante é preciso apresentar documento com foto. Todos os postos de saúde, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferecem a vacina durante os dias da semana. Aos fins de semana, a imunização acontece nos postos Paulo Marcelo e Messejana.
Até quinta-feira, 23, a Capital havia imunizado apenas 38% do público previsto. “A vacina contra a influenza é tão importante quanto a da Covid-19. Por isso, é extremamente necessário que a população busque os postos de saúde, para evitar um aumento no número de casos semelhante ao que ocorreu no fim do ano passado”, alerta Ana Estela Leite, titular da Saúde de Fortaleza.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo a SMS, a vacina contra a Influenza atua contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B. O imunobiológico de 2022 sofreu alteração na cepa H3N2, conforme o vírus circulante no ano anterior, por isso, é importante que a população se imunize.
O vírus da influenza, assim como o da Covid-19, é uma infecção viral aguda que provoca sintomas de síndrome gripal. De acordo com a SMS, a vacina contra influenza pode ser administrada simultaneamente a outras, incluindo a vacina contra a Covid-19, com exceção das crianças de 5 a 11 anos.
Vacinação contra o sarampo
A Prefeitura de fortaleza realiza até esta sexta-feira, 24, a campanha de vacinação contra o sarampo, iniciada de maneira conjunta à da influenza. A SMS informou que de abril até essa quinta-feira, 23, 104.893 pessoas receberam a vacina, sendo 67.018 crianças, o que corresponde a 38% da meta.
Apesar do fim da campanha, a vacina contra o sarampo continua disponível nos postos de saúde. Em crianças é aplicada aos seis meses (dose zero), 12 meses (primeira dose) e 15 meses (segunda dose). Adultos que não possuem o esquema completo de duas doses também podem se dirigir aos postos para aplicação.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente