Tapetes coloridos enfeitam Paróquia de Cristo Rei para a procissão de Corpus Christi
Evento será retomado nesta quinta-feira, 15, após dois anos de suspensão devido à pandemia de Covid-19
Após dois anos suspensa por causa da pandemia de Covid-19, a tradicional procissão de Corpus Christi da Paróquia de Cristo Rei, no bairro Aldeota, em Fortaleza, será retomada nesta quinta-feira, 16. A poucas horas do cortejo, o colorido já se faz presente nos tapetes artesanais montados no corredor de acesso ao altar da Igreja. Feita manualmente, a decoração simboliza a instituição do sacramento da Eucaristia.
Os enfeites são confeccionados com areia colorida, lascas de madeira, sal grosso, retalhos de tecidos e café. No total, 17 tapetes foram posicionados em uma área de aproximadamente 42 metros. Segundo a secretária paroquial Daniela Nóbrega, cerca de 40 voluntários participaram da produção. “Dividimos o pessoal em grupos e cada um ficou responsável por um tapete”, explica.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O processo de produção, que durou cerca de dez dias, foi bastante meticuloso. O trabalho é 100% manual. Sob formas previamente projetadas, os voluntários moldaram no chão imagens de Jesus, da Santa Hóstia, do cálice da comunhão e de outros elementos temáticos que simbolizam a celebração religiosa. Neste ano, os adereços fazem alusão à Campanha da Fraternidade 2022, que tem a Educação como tema central.
“Os tapetes vão servir de passagem para o padre antes e depois da procissão. É um dos rituais mais marcantes da celebração eucarística no dia de Corpus Christi ”, ressalta Daniela. Os adereços, acrescenta ela, ficarão disponíveis para visitação na Igreja até a próxima segunda-feira, 20, quando serão desmontados pelos voluntários. Parte do material será reservado para a confecção dos tapetes no ano seguinte.
Quem foi à paróquia nesta quarta-feira, 15, para acompanhar a última celebração eucarística antes da procissão já pôde apreciar de perto as representações ilustradas no chão do templo. Ao fim da missa, a autônoma Claudia Franklin, 50, se disse impressionada com os desenhos. “Eu sempre fico encantada com os detalhes, mas achei esses mais especiais porque fiquei dois anos sem vir aqui nesse período devido à pandemia”, comentou.
Também admirado com a produção, o professor Clóvis Malveira, 69, não desperdiçou a chance de registrar imagens dos adereços no seu smartphone. “Muita arte, muita paciência, muito esmero. A gente percebe que tudo é feito com carinho e amor", disse. “Nos últimos dois anos, houve um vazio enorme nessa época. Senti falta de vivenciar essa atmosfera. Não é de hoje que participo dessa tradição, mas há vinte anos”, acrescentou o fiel.
De acordo com o padre Marcos Venturini, pároco da Paróquia de Cristo Rei, a tradição dos tapetes na celebração de Corpus Christi tem origem portuguesa. “Isso chegou ao Brasil ainda no processo de colonização e depois foi mantido por algumas cidades. É uma manifestação popular, uma forma do povo expressar a sua reverência e o seu cuidado com a eucaristia, com o sacramento do corpo e do sangue de Jesus”, explicou.
A dona de casa Rita de Cássia da Fonseca, 49, foi uma das voluntárias que participou da confecção dos tapetes da paróquia. Para ela, a colaboração tem um significado simbólico. “É uma graça poder participar dessa construção. Muito especial saber que você tem sua parcela de contribuição numa tradição tão importante para a Igreja”, ressaltou, acrescentando que, neste ano, as representações dos tapetes se destacam pela mistura de cores.
Procissão
O cortejo que marca a celebração de Corpus Christi está previsto para começar às 17 horas, logo após a solenidade eucarística. A procissão terá como ponto de partida a Igreja Cristo Rei e seguirá pela avenida Santos Dumont, rua Carlos Vasconcelos e rua Costa Barros, retornando à igreja pela rua Nogueira Acioli.
“Depois do período mais crítico da pandemia, queremos que esse momento reanime a nossa fé na caminhada para cumprirmos a missão de sermos sal da Terra e luz do mundo”, ressaltou padre Marcos.
Além da celebração na Paróquia de Cristo Rei, também haverá programação especial em homenagem a Corpus Christi na Catedral Metropolitana de Fortaleza e em mais cinco igrejas da Capital cearense. Confira a programação abaixo:
Igreja de Fátima
Local: avenida 13 de maio, 200
Horários: 7h, 9h, 12h, 17h e 19h
Procissão: dentro da igreja após a missa das 7h
Paróquia Nossa Senhora da Glória
Local: avenida Oliveira Paiva, 905
Horários: 6h30min, 11h, 16h30min e 18h30min
Procissão: saindo da Casa da Mãe Rainha (avenida José Alves Cavalcante, 1130) em direção à matriz, a partir de 17h
Paróquia São Vicente de Paulo
Local: avenida Desembargador Moreira, 2211
Horários: 6h30min, 9h, 11h30min, 16h e 19h
Procissão: após a missa das 16h
Igreja de Santo Afonso
Local: avenida Jovita Feitosa, 2733
Horário: 18h
Procissão: no local, 17h
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Local: avenida Duque de Caxias, S/N
Horários: 8h, 10h, 12h, 16h
Procissão: no local, às 17h
Catedral Metropolitana de Fortaleza
15h - Hora Santa
16h - Solene celebração de Corpus Christi com o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, na Igreja de São Benedito
17h às 19h - Procissão até a Catedral de fortaleza
OUÇA O PODCAST VOO 168 BASTIDORES