Casos de dengue dobram no mês de outubro em seis Upas de Fortaleza

É preciso ficar alerta aos intomas

Em seis Unidades de Pronto Atendimento (Upas) de Fortaleza, os casos de dengue em outubro dobraram. Foram 321 diagnósticos no mês, 191 a mais do que do mesmo mês do ano passado. Os meses de mais atendimento para a doença nos equipamentos, porém, foram julho (1.734) e maio (1.677). As seis Upas que reúnem esse quantitativo de casos são: Messejana, Praia do Futuro, José Walter, Canindezinho, Autran Nunes e Conjunto Ceará.

“O pico da doença ocorre em período chuvoso, normalmente no início do ano, porém tivemos aumento de suspeitas agora no segundo semestre. A colaboração da população com cuidado com água parada, onde o mosquito se reproduz, é fundamental“, destaca em nota Patrícia Santana, médica emergencista e diretora de Cuidados e Saúde das UPAs geridas pelo ISGH.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Covid e Dengue

 

Alguns sintomas da dengue podem ser confundidos com os da Covid-19. "Em casos graves, há dengue hemorrágica, que precisa de internação e pode ser fatal sem os cuidados devidos. Já a Covid-19, geralmente, está relacionada a sintomas gripais, e, em casos graves, à dispneia (falta de ar)”, pontua Yasmin Costa, coordenadora médica da UPA Autran Nunes. Ao primeiro sinal de manifestação da doença, o paciente deve procurar o posto de saúde ou a UPA mais próxima de casa

Principais sintomas da dengue:

-Febre alta

-Dores musculares intensas e ao movimentar os olhos

-Mal-estar

-Falta de apetite

-Dor de cabeça 

-Manchas vermelhas no corpo

Em casos graves, pode haver:

-Tontura

-Sangramento

-Falta de ar

-Redução da quantidade de urina

-Dor abdominal 

-Vômitos

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar