Participamos do

Postos de saúde de Fortaleza aderem ao Programa Unidade Amiga da Primeira Infância

O incentivo à alimentação saudável, esquema vacinal e atenção à saúde bucal são algumas das ações desenvolvidas pelo Programa
20:18 | Nov. 11, 2021
Autor Lara Vieira
Foto do autor
Lara Vieira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Prefeitura de Fortaleza iniciou a 2ª edição do Programa Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi). Segundo a entidade, todos os 116 postos de saúde da Capital aderiram à iniciativa. As ações das Uapis buscam fornecer assistência adequada no cuidado à criança, sobretudo ao longo dos seus primeiros mil dias de vida, para garantir direito ao pleno desenvolvimento.

LEIA TAMBÉM | Covid-19: bebês de até 1 ano representam um terço das mortes infantis

Número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil este ano já supera média de 2020 no Ceará

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dentre as atividades executadas, estão o desenvolvimento de grupos de gestantes, triagem neonatal, consultas, acompanhamento de curvas de crescimento, marcos do desenvolvimento infantil, além do incentivo ao aleitamento materno. Ainda, também são realizadas ações de alimentação saudável complementar, suplementação, esquema vacinal completo e atenção à saúde bucal.

Unidade Amiga da Primeira Infância

O programa foi lançado em 2018, com o intuito de fortalecer as ações que visam melhorar a qualidade de vida das crianças fortalezenses. Ao longo de dois anos, as unidades que se inscreveram na primeira fase da iniciativa foram avaliadas e monitoradas, buscando aprimorar as ações de saúde e o desenvolvimento adequado das políticas de Primeira Infância. Dos 37 postos de saúde que tiveram atuação voluntária e intersetorial em 2021, nove unidades foram destaques e alcançaram a certificação como Unidades Amigas da Primeira Infância.

Em agosto deste ano, Fortaleza reafirmou a parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) assinando o novo termo de adesão da Uapi. A iniciativa já está sendo multiplicada em outras capitais brasileiras, como Belém (PA), Salvador (BA), Recife (PE), São Luís (MA) e Rio de Janeiro (RJ).

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags