Fiscalização encerra 10 eventos que promoviam aglomeração em Fortaleza

Foram realizados, entre sábado, 31, e domingo, 1°, um total de 141 fiscalizações- buscando monitorar o cumprimento do decreto estadual, contra a Covid-19, na capital cearense

Equipes da Guarda Municipal e da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realizaram, entre sábado, 31, e domingo, 1°, um total de 141 fiscalizações buscando monitorar o cumprimento do decreto estadual contra a Covid-19 na Capital cearense. Segundo dados divulgados no site da Prefeitura de Fortaleza, ações resultaram em 25 autuações e no encerramento de 10 eventos que promoviam aglomerações.

Além dos procedimentos voltados ao cumprimento das normas sanitárias, os agentes apreenderam quatro paredões de som nos bairros Jangurussu, Serrinha e Padre Andrade. O funcionamento desse tipo de aparelhagem em via pública, como praças e praias, é vedado por lei, sendo passível de multa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Polícia encontra fardamento do exército junto a suspeitos de Chacina de Caucaia

Em publicação, realizada no site do órgão nesta segunda, feira, 2, a Agefis fez um apelo para que a população respeitasse os protocolos sanitários e pediu para que os estabelecimentos controlassem o número de frequentadores, disponibilizando álcool em gel, entre outras medidas. O pedido ocorre quase uma semana após os primeiros casos da variante delta do coronavírus serem identificados no Ceará.

Apesar da chegada da cepa, a capital cearense avança nas medidas de flexibilização econômica- assim como demais municípios. Contudo, segue obrigatório o uso de normas sanitárias nos estabelecimentos e a obediência a regras do decreto como o toque de recolher, determinado entre 0 às 5 horas.

Aglomerações no entorno do dragão

No fim de semana que as fiscalizações acima aconteceram, imagens publicadas nas redes sociais denunciaram aglomerações no entorno do Dragão do Mar, equipamento cultural do Estado. Um vídeo gravado no local mostrou um número grande de pessoas sem máscara e muito próximas, descumprindo o distanciamento. Ação, que descumpre normas do decreto, teria acontecido no último sábado, 31. 

Em nota enviada nesta segunda-feira ao O POVO, a Agefis informou que foi "realizada a dispersão do local e um estabelecimento foi notificado por obstrução do espaço público com equipamento sonoro sem autorização".  

Equipes dispersaram aglomeração.
Equipes dispersaram aglomeração. (Foto: Agefis)

Confira nota na íntegra

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) informa que atua 24h por dia em ações fiscalizatórias por meio de denúncias e de busca ativa nos estabelecimentos comerciais e logradouros públicos.

Sobre as aglomerações registradas durante o fim de semana no Dragão do Mar, a Agefis reforça que foi realizada a dispersão do local e um estabelecimento foi notificado por obstrução do espaço público com equipamento sonoro sem autorização.

De acordo com as normas de enfrentamento à COVID-19, previstas no Decreto Municipal nº 15.058 de 24 de julho de 2021, em vigor até o dia 08 de agosto de 2021, seguem proibidas festas e aglomerações. O toque de recolher mantém-se de 00h às 5h.

As operações contam com a participação da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).

Denúncias

A Prefeitura de Fortaleza conta com o apoio da população para o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), do site https://denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar