PUBLICIDADE
Fortaleza
Noticia

Baleia jubarte é avistada na orla da praia do Mucuripe; veja vídeo

Intervalo reportado entre o primeiro e último avistamento da baleia jubarte na Capital, neste sábado, 17, foi de 1h10min, aproximadamente. Acredita-se que os animais encontrados aqui estão somente de passagem

19:01 | 17/07/2021
Baleia jubarte juvenil foi avistada na orla de Fortaleza neste sábado, 17 de julho (Foto: Aquasis/Reprodução)
Baleia jubarte juvenil foi avistada na orla de Fortaleza neste sábado, 17 de julho (Foto: Aquasis/Reprodução)

Uma baleia jubarte juvenil foi avistada nas redondezas do Iate Clube, no Mucuripe, litoral de Fortaleza, por volta das 12 horas deste sábado, 17. De acordo com a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), a primeira aparição reportada indicava um deslocamento do animal entre os espigões da João Cordeiro e do Náutico. 

A bióloga e técnica de resgate do Programa de Mamíferos Marinhos da Aquasis, Letícia Gonçalves, explica não ser possível afirmar com certeza o motivo de o animal estar tão próximo da costa. "Todavia, considerando que o animal tratava-se de um juvenil, de aproximadamente um ano, que provavelmente está realizando a sua primeira migração, há grande possibilidade de o animal ter se desorientado ou se perdido do seu grupo", explicou a especialista ao O POVO.

Até o momento, segundo a bióloga, acredita-se que os animais encontrados aqui estão somente de passagem. A temporada de jubartes no Brasil, normalmente, costuma ser de junho a novembro. "Esses animais realizam migração anual da Antártida para o hemisfério sul, onde utilizam as águas mais calmas e quentes para reprodução e acasalamento. A maior quantidade de grupos se concentra no litoral baiano e capixaba", frisa.

Baleias jubartes adultas podem chegar até os 16 metros. Neste sábado, 17, o intervalo reportado entre o primeiro e último avistamento da baleia jubarte na Capital foi de 1h10min, aproximadamente.

Confira o registro da aparição: