Baleia jubarte é avistada na orla da praia do Mucuripe; veja vídeo

Intervalo reportado entre o primeiro e último avistamento da baleia jubarte na Capital, neste sábado, 17, foi de 1h10min, aproximadamente. Acredita-se que os animais encontrados aqui estão somente de passagem

Uma baleia jubarte juvenil foi avistada nas redondezas do Iate Clube, no Mucuripe, litoral de Fortaleza, por volta das 12 horas deste sábado, 17. De acordo com a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), a primeira aparição reportada indicava um deslocamento do animal entre os espigões da João Cordeiro e do Náutico. 

A bióloga e técnica de resgate do Programa de Mamíferos Marinhos da Aquasis, Letícia Gonçalves, explica não ser possível afirmar com certeza o motivo de o animal estar tão próximo da costa. "Todavia, considerando que o animal tratava-se de um juvenil, de aproximadamente um ano, que provavelmente está realizando a sua primeira migração, há grande possibilidade de o animal ter se desorientado ou se perdido do seu grupo", explicou a especialista ao O POVO.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Até o momento, segundo a bióloga, acredita-se que os animais encontrados aqui estão somente de passagem. A temporada de jubartes no Brasil, normalmente, costuma ser de junho a novembro. "Esses animais realizam migração anual da Antártida para o hemisfério sul, onde utilizam as águas mais calmas e quentes para reprodução e acasalamento. A maior quantidade de grupos se concentra no litoral baiano e capixaba", frisa.

Baleias jubartes adultas podem chegar até os 16 metros. Neste sábado, 17, o intervalo reportado entre o primeiro e último avistamento da baleia jubarte na Capital foi de 1h10min, aproximadamente.

Confira o registro da aparição:

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

baleia jubarte baleia praia mucuripe baleia litoral fortaleza instituto aquasis

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar