Sindicato denuncia problemas de infraestrutura em postos de atendimento odontológico de Fortaleza

Sindicato dos Odontologistas do Estado do Ceará (Sindiodonto) denuncia problemas de infraestrutura em postos da Capital

Atualizada às 17h50min

O Sindicato dos Odontologistas do Estado do Ceará (Sindiodonto) iniciou, nesta semana, uma série de visitas aos consultórios odontológicos instalados nas Unidades de Atenção Primaria (UAPs) de Fortaleza. O Sindicato denuncia irregularidades na infraestrutura dos equipamentos, como deterioração em cadeiras odontológicas, falta de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) e armários enferrujados. Pesquisa segue até amanhã, 28, inicialmente em unidades da Regional V.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dentre os 17 postos de atendimento analisados até então, os coordenadores destacam as condições de duas unidades: o posto Viviane Benevides, na Vila Manuel Sátiro; e o posto Dr. Jurandir Picanço, no bairro Granja Portugal;

"Os representantes detectaram paredes infiltradas, baldes para contenção da água da chuva, marca na parede do nível que a água atinge em dias chuvosos e consultórios afetados pela umidade e mofo", informaram em comunicado. "A falta de circulação de ar na sala de espera dos pacientes da Unidade Dr. Jurandir Picanço é outro agravante, levando-se em consideração o momento pandêmico e as regras da Organização Mundial da Saúde (OMS)".

Clique na imagem para abrir a galeria

Segundo a diretora do Sindiodonto, Raquel Praxedes, a pesquisa é realizada anualmente e servirá como base para um dossiê sobre as condições da infraestrutura de atendimento, que será enviado para a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e ao Ministério Público do Ceará (MPCE). "Começamos pelos postos da Regional V porque são postos onde o município investe menos", justifica Raquel.

Devido ao coronavírus, o atendimento de dentistas nas UAPs está limitado apenas aos formatos de urgência e emergência. "Nós dentistas já estamos vacinados. Mas o paciente que tira a máscara e abre a boca no consultório fica mais vulnerável", expõe. 

O POVO entrou em contato com a SMS. Em nota, a pasta informou "que realiza vistorias regulares nas salas de odontologia das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), e que, com o início da gestão, tem realizado um planejamento para delinear futuras intervenções em algumas unidades". 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

postos de saúde uaps odontologia odonto. sindicato dos odontologistas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar