Agefis afirma que gradis colocadas na José Avelino eram teste

Ao longo das calçadas entre a Catedral e o Mercado Central, comerciantes exibiram seus itens de vestuário aos poucos compradores que estiveram no local

Atualizada às 13h14min

Os gradis de isolamento colocados no entorno da rua José Avelino já não estavam mais instalados na manhã deste domingo, 23. As estruturas tinham o papel de evitar a feira que acontece na região e assim diminuir os riscos de aglomeração. O POVO esteve no local e constatou que a venda de produtos acontece livremente na região. De acordo com a Prefeitura, os gradis foram colocadas apenas como teste.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A montagem dos gradis foi feita pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) na última terça-feira, 18. Esse procedimento buscou reforçar a proibição prevista pelo atual decreto municipal de isolamento social, que impede a realização do comércio de rua informal e de feiras em Fortaleza. Neste domingo, porém, a atividade ocorreu ao longo das calçadas da Catedral Metropolitana de Fortaleza e do Mercado Central.

| LEIA MAIS | Sem avanço na reabertura, veja horário de funcionamento de estabelecimentos no Ceará

Nelas, comerciantes exibiam seus itens de vestuário aos poucos compradores que estiveram no local. Segundo um vendedor que não quis ser identificado, as vendas e sua renda diminuíram bastante durante a pandemia. Assim, ele disse que precisou “se virar” para conseguir “pagar as contas”.

| LEIA TAMBÉM | Setor produtivo no Cariri lamenta manutenção de restrições

Vendedor de roupas femininas, ele afirmou não concordar com o atual decreto governamental. Sua opinião foi acompanhada pela fala de outra comerciante: “A gente tira o nosso sustento daqui”.

Na rua José Avelino, entretanto, a situação observada era outra. A via estava vazia, com lojas fechadas e quase sem movimentação. Agentes da Agefis não foram avistados em nenhum desses espaços entre 7 horas e 8h40min, quando O POVO esteve no local.

Questionada sobre a ausência das grades, colocadas há dois dias, a Agefis afirmou que "os gradis de isolamento instalados na Rua José Avelino e entorno estavam em período de teste e serão recolocados nesta segunda-feira (24)". 

*Com informações do repórter Wanderson Trindade

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

josé avelino rua josé avelino movimentação rua josé avelino aglomeração gradis agefis isolamento social decreto estadual

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar