PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Morre o professor István Major, vítima de câncer; Uece lamenta

Universidade manifesta profunda consternação pelo falecimento do professor, em nota publicada no site da Instituição. Húngaro István Major tinha 78 anos e morreu na última segunda-feira, 17

20:39 | 19/05/2021
Professor István Major. (Foto: Acervo Pessoal)
Professor István Major. (Foto: Acervo Pessoal)

Morreu, na última segunda-feira, 17, o professor István Major, aos 78 anos, vítima de complicações de um câncer. Seu corpo foi velado e sepultado na manhã dessa terça, 18 de maio, no Jardim Metropolitano, em Fortaleza. Em nota de pesar, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) lamenta: “A Reitoria da Uece solidariza-se com a dor de familiares e amigos. Que ele esteja em paz e que a família possa encontrar algum conforto neste momento de dor”.

Húngaro de nacionalidade, ingressou como professor adjunto do curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências da Saúde-CCS em 1998, onde permaneceu até 2012, quando se aposentou. Em 2013, ingressou como professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais-PPGCN do Centro de Ciências e Tecnologia-CCT da Uece, estando ainda na ativa.

Além de docente, era pesquisador no Laboratório de Ecologia do curso de Ciências Biológicas e foi um dos responsáveis pela parceria com a Universidade de ELTE da Hungria. Como hobby, pintava aquarelas que ilustravam seus livros, agendas e calendários da Uece e fazia esculturas em biscuit de animais do semiárido.