Confira a programação virtual especial da 19ª Semana Nacional dos Museus, em Fortaleza

A cada ano, uma temporada cultural é promovida na Semana Nacional de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio)

Dia 18 de maio é celebrado o Dia Internacional dos Museus, comemoração instituída em 1971 pelo Comitê Internacional de Museus. Anualmente, são realizadas programações durante a semana em vários estados e cidades do Brasil com o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de intensificar a relação desses equipamentos com a sociedade.

Em Fortaleza, a atividade anual integra a programação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), que também celebra a data realizando uma programação especial que se une às iniciativas por todo o Brasil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Neste ano, o tema das apresentações é “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”, e as programações serão realizadas de forma virtual por conta da atual situação de pandemia.

 

Confira as programações virtuais de museus desta semana:

1. Mac Dragão - Vídeo Oficina voltada ao público infantil “Museus de papel”

A ação é inspirada nas experimentações construtivistas presentes nas obras dos artistas visuais cearenses Hélio Rôla e Sérgio Pinheiro. A oficina é ministrada pela educadora Carla Vieira, que convida os espectadores a reaproveitarem pequenas caixas de papelão para elaborarem seus próprios museus de papel.
Onde: bit.ly/museusdepapel

Você também pode conferir mais sobre o trabalho de Hélio Rôla e Sérgio Pinheiro nas exposições “Um Atlas para Hélio Rola” e “Um desvio nem sempre é um atalho", cujos passeios virtuais podem ser acessados no canal do Dragão.
Onde: bit.ly/passeiovirtualexpos

 

2. Museu de Arte da UFC: I Seminário Museus e Coleções da UFC, lives e postagens especiais 

O I Seminário Museus e Coleções da UFC – Reflexões Contemporâneas integra o Programa de Extensão Museu de Arte: Uma nova recepção estética a partir de articulação com a Secretaria de Cultura Artística e o Memorial da UFC, a ser realizado durante a 19ª Semana Nacional de Museus, para discutir sobre coleções e museus universitárias no Brasil e promover o diálogo entre espaços de preservação do patrimônio universitário da UFC. O evento reunirá profissionais reconhecidos do campo dos museus e da Museologia e representantes das coleções e museus da universidade.

- 19/05

9h - Mesa 2: Instâncias de preservação do patrimônio cultural na UFC.
Comitê de Patrimônio Cultural da UFC.
Onde: Canal do Museu de Arte da UFC no Youtube.

14h - Mesa 3: Memória, cultura e arte na UFC - Parte 1.
Museu de Arte da UFC, Casa de José de Alencar, Instituto de Cultura e Arte e Acervo do Escritor Cearense.
Onde: Canal do Museu de Arte da UFC no Youtube.

- 20/05

9h - Mesa 4: Divulgação científica.
Seara da Ciência, Horto de Plantas Medicinais Francisco José de Abreu Matos - Farmácia Viva, Museu de Minerais, Rochas e Solos - Laboratório de Mineralogia e Borboletário Didático da UFC.
Onde: Canal do Museu de Arte da UFC no Youtube.

14h - Mesa 5: Coleções didáticas e científicas – Parte 1
Museu de Anatomia e Arte (MUSANART), Museu do Parto: um tributo a Galba Araújo, Herbário Prisco Bezerra (EAC), Núcleo Regional de Ofiologia (Nurof) e Coleção de Mamíferos: Lda./Bela.
Onde: Canal do Museu de Arte da UFC no Youtube.

16h - Mesa 6: Coleções didáticas e científicas – Parte 2,
Coleção Carcinológica, Coleções de Annelida, Porifera, Cnidaria, Echinodermata e Tunicata, Coleção de Plâncton, Coleção Ictiológica Dias da Rocha e Coleção Malacológica.
Onde: Canal do Museu de Arte da UFC no Youtube.

- 21/05

9h - Mesa 7: Bibliotecas e Memoriais.
Biblioteca de Arquitetura: Ma. Neiliane Alves Bezerra
Biblioteca Floriano Teixeira do Mauc: Ma. Larisse Macedo de Almeida
Biblioteca da Faculdade de Direito: Ma. Camila Morais de Freitas
Memorial da Escola de Agronomia do Ceará: Profa. Dra. Sônia Maria Pinheiro de Oliveira (Departamento de Zootecnia)
Memorial da UFC: Dra. Gerda de Souza Holanda
Onde: Canal do Museu de Arte da UFC no Youtube.

14h - Mesa 8: Memória, cultura e arte na UFC – Parte 2.
Memorial da Imprensa Universitária, Arquivo do Mauc - Institucional e Histórico Jean Pierre Chabloz, Rádio Universitária FM, Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno e Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica do Departamento de História da UFC.
Onde: Canal do Museu de Arte da UFC no Youtube.

Demais programações da 19ª Semana Nacional dos Museus, realizadas pela UFC:

Até 21/05/2021
Ação educativa - “Cada obra conta uma história” - Postagens diárias nos perfis do Mauc sobre as memórias da instituição a partir de seus acervos arquivísticos e bibliográficos.
Local: Redes sociais do Museu de Arte da UFC e da Biblioteca do Mauc Floriano Teixeira.
Instagram: @museudeartedaufc e @bibliotecamauc
Youtube e Facebook: Museu de Arte da UFC.

Até 21/05/2021
Ação educativa - Museu e[m] poesia - ação educativa digital nas redes sociais do Mauc e do Núcleo Educativo. Propostas poéticas para [re]imaginar os museus no século XXI.
Local: Instagram e Facebook do Museu de Arte - @museudeartedaufc.
Instagram do Núcleo Educativo: @educativomauc

19/05/2021
Encontro - Conversas entre o litoral e a arte do Mauc - diálogos entre o Núcleo de Comunicação do Mauc e os públicos do museu por meio de lives no Instagram
Convidada: Érica Gadelha - professora do EEEP Professora Abigail Sampaio (Paracuru-CE)
Local: Instagram do Museu de Arte da UFC - @museudeartedaufc

21/05/2021
Encontro - Conversas entre a Serra e a arte do Mauc – diálogos entre o Núcleo de Comunicação do Mauc e os públicos do museu por meio de lives no Instagram
Convidada: Inês Mapurunga - cantora, compositora e geógrafa
Local: Instagram do Museu de Arte da UFC: @museudeartedaufc

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

museus exposições virtuais 19ª Semana Nacional dos Museus fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar