Aulas presenciais de idiomas estão proibidas em Fortaleza; confira calendário de cursos de línguas

Os dois semestres letivos de 2021 serão ministrados de modo remoto, enquanto perdurar o isolamento social

Cumprindo com o decreto em vigor, as atividades relacionadas ao ensino presencial classificadas pelo governo do Estado como risco alto para transmissão da Covid-19, seguem suspensas em Fortaleza até este domingo, 16. De acordo com o decreto, estão permitidas apenas aulas presenciais na educação infantil, ensino fundamental, berçários e atividades práticas dos cursos de nível superior da área da saúde. As aulas presenciais em cursos de idiomas ainda estão proibidas.

Segundo a superintendente da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Laura Jucá, é preciso cumprir o que está disposto no decreto, para que seja possível reduzir a disseminação da Covid-19, na Capital. O retorno às atividades de ensino presenciais está sujeito a avaliação de dados epidemiológicos das Secretarias de Saúde e da Vigilância Sanitária.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Diante do agravamento da pandemia, sem projeção de melhora a curto prazo, as Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Centro de Línguas Estrangeiras do Ceará (Clec-IFCE) e o Núcleo de Línguas Estrangeiras da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que ofertam cursos de idiomas a universitários, adaptaram o processo seletivo e as aulas no primeiro semestre letivo do ano para o modelo remoto de ensino.

 

Calendário dos cursos

Nas Casas de Cultura Estrangeira da UFC, o processo seletivo já ocorreu e não houve provas. A seleção foi feita de acordo com o desempenho do candidato atestado no histórico escolar do ensino fundamental ou do ensino médio. Foram ofertadas 514 vagas distribuídas entre as Casas Alemã, Britânica, Francesa, Hispânica, Italiana e Portuguesa. O início das aulas está previsto para 7 de julho, e até então elas serão ministradas a distância.

No Centro de Línguas Estrangeiras do Ceará (Clec), iniciativa ligada ao Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet-Ce), o processo seletivo e de inscrições do primeiro semestre do ano já se encerraram. As aulas, devido à pandemia, estão em modalidade EAD, ministradas ao vivo e gravadas. O curso funciona nos três turnos de segunda a sábado e oferta aulas de inglês, francês, espanhol e alemão. A pré-matrícula para o semestre 2021.2 já está disponível no site.

No Núcleo de Línguas Estrangeiras da Uece, a seleção ocorreu de forma presencial no início do mês de janeiro, através de prova. As aulas já iniciaram e estão sendo ministradas de forma remota através de plataformas digitais como o Google Meet e Zoom, para atividades síncronas (ao vivo), e Google Classroom, para atividades assíncronas (conteúdo gravado). O semestre I se encerra em 26 de junho. As inscrições para o segundo semestre deverão começar em meados de junho de 2021, com data a ser confirmada.

Segundo Wilson Carvalho, coordenador geral do Núcleo de Línguas Itaperí da Uece, o momento exige cautela, e as atividades remotas devem ser mantidas diante da ausência de vacinação. “Considero acertada a proibição do retorno às aulas presenciais. Esse retorno deve ocorrer na medida em que parcela significativa da população esteja devidamente imunizada pelo uso da vacinação. Enquanto isso
não vier a ocorrer, devemos manter as atividades remotas.”, afirma Wilson.


Saiba como aprender um novo idioma grátis e online

Aprender a falar outra língua é essencial, seja para se desenvolver na área profissional, pessoal ou por hobby. De acordo com dados divulgados pela Etnologue, em 2020, a língua inglesa, apelidada de língua universal, é a mais disseminada no mundo, com cerca de 1.348.000.000 falantes.

Atualmente, a acessibilidade a smartphones permite o aprendizado e o aprimoramento do inglês em meio a atividades rotineiras e de forma gratuita. Na rede social Instagram, alguns perfis foram criados para ensinar de um jeito humorado, didático e prático, o idioma.

5 perfis para aprender inglês:

@inglesdaluiza
@fluencytvingles
@inglessemneura
@gemeasdoingles
@isabelepiressingles

Kauanna Castelo
Especial para O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

aulas online inglês francês alemão cursos de idiomas línguas aulas presenciais de idiomas em fortaleza decreto

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar