Prefeitura orienta que população antecipe compras para o Dia das Mães

Com previsão de maior movimentação de comércios e restaurantes, o poder público atuará com maior ênfase na fiscalização das medidas estabelecidas em decreto neste fim de semana

Com previsão de maior movimentação de comércios e restaurantes durante o Dia das Mães, a fiscalização do decreto estadual para enfrentamento ao novo coronavírus será reforçada no próximo fim de semana em Fortaleza.

Em transmissão ao vivo nesta quinta-feira, 6, Laura Jucá, superintendente da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), destacou que o cumprimento do que foi estabelecido pela gestão pública objetiva evitar uma alta exponencial de casos da doença, como já aconteceu em outras datas comemorativas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Desse modo, a orientação da Prefeitura de Fortaleza é que as pessoas antecipem as compras para amanhã. “Não deixe para sábado. Sabemos que nesse dia há uma lotação muito grande nas lojas”, insistiu o secretário de Segurança Cidadã, coronel Eduardo Holanda.

O gestor ainda orientou que apenas uma pessoa vá fazer as compras para a família. “O melhor presente que podemos dar para nossas mães e nossas família é fazer cumprir o decreto e vencer a luta contra esse vírus. Precisamos do apoio, sensibilidade e compromisso de cada cearense”, ressaltou.

| Leia Mais |

Veja promoções, campanhas e serviços para o Dia das Mães

Fim de semana de Dia das Mães será o primeiro com comércio e restaurantes abertos

93,2% dos fortalezenses vão comemorar o Dia das Mães em casa, aponta Fecomércio

Em relação aos restaurantes, a limitação estabelecida em decreto é de 40% de funcionamento da capacidade total dos estabelecimentos e mesas com até seis pessoas. Também estão proibidas as filas de consumidores do lado de fora dos restaurantes enquanto se espera a disponibilização de uma mesa.

Este será o primeiro fim de semana após a flexibilização do lockdown em que restaurantes e lojas irão funcionar para atendimento presencial. Os horários, no entanto, são restritos: de 10h às 15 horas para lojas e restaurantes de rua e 12h às 17 horas para os estabelecimentos localizados em shoppings. Durante os dois dias também vigora toque de recolher, entre 19h e 5 horas.

Balanço da semana

Entre segunda, 3, e quarta-feira, 5, desta semana, a Agefis fechou cinco estabelecimentos e encerrou 16 atividades ou eventos na Capital por descumprimento às medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19. No total, foram realizadas 384 fiscalizações e 23 autuações.

Durante as ações, são observados o horário de início e encerramento das atividades, o uso de álcool em gel, o distanciamento social e o limite de capacidade de pessoas, conforme explicou Laura Jucá. As operações contam com a participação da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).

Como denunciar

Denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), de site oficial da prefeitura e pelo telefone 156.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

dia das mães compras dia das mães comércios e restaurantes dia das mães

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar