Prefeitura assina 109 termos com creches conveniadas e atenderá 8,5 mil crianças

Alunos receberão os mesmos benefícios daquelas atendidas em unidades patrimoniais, como fardamento, alimentação, kits pedagógicos, além de chips para acesso à internet

Para ampliar o número de vagas em creches, a Prefeitura de Fortaleza assinou 109 novos termos de colaboração para o gerenciamento de unidade da Rede Municipal de Ensino no ano letivo de 2021. Com os termos de colaboração, serão atendidas 8.502 crianças de 1 a 3 anos. A assinatura dos termos foi realizada em reunião virtual, na manhã desta terça-feira, 20, pelo Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), e contou com a participação da secretária da Educação, Dalila Saldanha, além de representantes das entidades.

O gerenciamento será realizado por Organizações da Sociedade Civil (OSC), que já desenvolvem atividades educacionais. Diferente das creches patrimoniais, as unidades conveniadas não são geridas pelo poder público, que fica responsável pelo monitoramento e regulação da qualidade do ensino. Ao todo, o investimento é de cerca de R$ 44,8 milhões.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Escolas podem reabrir educação infantil até 5 anos e 1º e 2º anos do fundamental

De acordo com Dalila Saldanha, a iniciativa irá democratizar o acesso à educação pública de qualidade. “Fortaleza alcançou, por três anos seguidos, o patamar da capital que mais abriu vagas em Educação Infantil, especialmente na etapa creche. Agora, por meio da colaboração da sociedade civil, conseguiremos chegar às comunidades onde o poder público ainda não alcançou”, comenta.

Em relação a logística pedagógica, Sarto garantiu ainda que as crianças receberão os mesmos benefícios daquelas atendidas em unidades patrimoniais. Fardamento, alimentação, kits pedagógicos, além de chips para acesso à internet, visando ao fortalecimento das vivências e interações enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas estão garantidos pela prefeitura. Além disso, neste período de atendimento remoto, os kits alimentação também serão disponibilizados.

“As crianças alcançadas pela iniciativa terão acesso a materiais e ferramentas fundamentais para a formação do aspecto lúdico e cognitivo. Isso impactará positivamente, inclusive, a estruturação das relações sociais, o desenvolvimento do companheirismo e a percepção do mundo exterior para que a criança venha a ser uma vencedora no futuro”, explicou o Prefeito de Fortaleza.

LEIA TAMBÉM | Renda em Casa, da Prefeitura de Fortaleza; veja como fazer consulta no projeto

Anualmente, a Secretaria Municipal da Educação (SME) realiza a celebração dos termos que, por meio de edital, realiza chamamento público para Organizações da Sociedade Civil (OSC) interessadas em gerenciar creches, em prédios públicos e privados.

As parcerias firmadas com a Secretaria destinam-se a complementar os recursos financeiros já aplicados pelas entidades no desenvolvimento de atividades educacionais. “É preciso parabenizar as instituições por confiar no trabalho desenvolvido. Acreditamos no potencial de quem colabora com este esforço de oferecer uma educação cada vez melhor”, concluiu Dalila.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EDUCAÇÃO INFANTIL FORTALEZA CRECHES FORTALEZA FORTALEZA CRECHES CRIANÇAS EDUCAÇÃO FORTALEZA CRECHES

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar