"Hora do soninho" colabora para recuperação de bebês na UTI neonatal de hospital em Fortaleza

Para garantir um descanso ideal e sem interrupções aos bebês, os profissionais do Centro de Neonatologia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) criam um ambiente propício

Bebês internados nas unidades neonatais do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), em Fortaleza, contam com a "hora do soninho" diariamente, entre 12h e 14 horas. O momento de tranquilidade e silêncio impacta positivamente no desenvolvimento dos pequenos e ajuda na recuperação. 

Para garantir um descanso ideal e sem interrupções aos bebês, os profissionais do Centro de Neonatologia criam um ambiente propício. As luzes são apagadas e há um controle de ruídos externos e internos, bem como da temperatura. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Clique na imagem para abrir a galeria

Segundo a enfermeira neonatal Deyse Carneiro, o sono de qualidade dos pequenos colabora para a alta. “Essa é a hora em que o bebê não é manuseado. Ele não passa por nenhum procedimento. É uma hora em que nada é feito. Tudo para deixá-lo mais tranquilo e [para ele] dormir tranquilamente”, explica, em nota.

A psicóloga Sarah Marques Domingues acompanha os bebês e seus pais durante o internamento. Ela comenta que o ambiente neonatal pode ser estressante. Fatores como luz intensa, ruídos dos equipamentos e procedimentos realizados pelas equipes assistenciais podem deixar os recém-nascidos mais cansados. Além disso, por causa da pandemia de Covid-19, o contato com os familiares é reduzido. 

Dessa forma, Sarah classifica a "hora do soninho" como indispensável para o desenvolvimento neuropsicomotor. “Estimular o descanso e o sono do bebê gera bem-estar. Essa intervenção ajuda também no ganho de peso”, afirma. Com os atendimentos virtuais, os pais são informados que o horário reservado ao soninho é o momento exclusivo de repouso dos filhos.

A unidade hospitalar utiliza o horário do sono dos bebês como forma de integralização e humanização do serviço, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. O HGCC é referência em cuidados neonatais da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

UTI neonatal fortaleza bebes hora do sono

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar