Em fevereiro, 59 estabelecimentos foram interditados por descumprimento do decreto em Fortaleza

Ao todo, foram 438 fiscalizações, 126 documentos fiscais emitidos, 2 eventos, 17 paredões de som apreendidos e 59 estabelecimentos interditados, sem poder funcionar durante sete dias

Em fevereiro, 59 estabelecimentos foram interditados por descumprimento do decreto na Capital. Os dados são do balanço de fiscalizações da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), consolidados até ontem, e divulgados nesta quinta-feira, 25. Além disso, em uma semana de vigência do novo decreto, Fortaleza teve redução de mais de 60% da circulação de veículos após as 22 horas, em virtude do “toque de recolher”, estabelecido no último decreto estadual, que vale até o próximo domingo, 28.

Ao todo, foram 438 fiscalizações, 126 documentos fiscais emitidos, 2 eventos, 17 paredões de som apreendidos e 59 estabelecimentos interditados, impedidos de funcionar durante sete dias. A titular da Agefis, Laura Jucá, faz um apelo à população para que as medidas do decreto municipal e estadual sejam cumpridas. “A gente precisa evitar aglomerações, precisa evitar a sobrecarga do sistema de saúde e com isso salvar vidas”, comenta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda segundo Laura, nesta quinta-feira, em que haverá jogos que da última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol, ela pede para que estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes, que têm o costume de realizar transmissões de jogos, fechem no horário determinado no decreto, às 20 horas.

Leia Também | Sesa recomenda medidas especiais para 170 municípios com risco alto ou altíssimo para Covid-19

“É muito importante a ajuda de todos, e a população é nossa parceira. Ela pode denunciar aglomerações, estabelecimentos comerciais e situações em geral que não estejam cumprindo o decreto”, ressalta.

Fiscalizações no trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) registrou, em uma semana de vigência do novo decreto do Governo do Ceará, a redução de mais de 60% do tráfego de veículos após as 22 horas, em virtude do toque de recolher. “Há uma grande adesão das pessoas em não saírem de casa a partir das 22 horas até as cinco da manhã. Isso é bastante positivo”, comenta Juliana Coelho, superintendente da AMC.

Ainda conforme a superintendente, o órgão, em conjunto com a Guarda Municipal, conseguiu atingir mais 8 mil pessoas nas barreiras sanitárias na Capital, com objetivo de levar mensagem de orientação para evitar o deslocamento desnecessário. "Os agentes identificam o motivo da viagem e para onde as pessoas estão se dirigindo. Durante as abordagens, são repassadas orientações preventivas contra o avanço do coronavírus, além da verificação da situação do veículo e documentação do condutor", disse nota do órgão.

Os trabalhos de fiscalização sobre o cumprimento das medidas estabelecidas nos decretos municipais e estaduais de combate à Covid-19 são feitos pela Agefis, AMC, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.

A população pode denunciar estabelecimentos que não cumprem as medidas por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), pelo site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e pelo telefone 156. Já a Vigilância Sanitária do município pode ser chamada pélos fones 150, 3252-2155, 3252-1571 e 3252-1587.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

FISCALIZAÇÃO FORTALEZA ESTABELECIMENTOS DECRETO BALANÇO FISCALIZAÇÃO DECRETO FEVEREIRO FISCALIZAÇÃO AGEFIS FISCALIZAÇÃO AMC FISCALIZAÇÃO DECRETO CEARÁ

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar