Estudantes que fazem Enem em Fortaleza neste domingo relatam ansiedade, mas têm "fé e confiança"

Os portões foram abertos às 11h30min e serão fechados às 13 horas no horário de Brasília

Enquanto esperavam o horário de abertura dos portões para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes em Fortaleza relataram ao O POVO como estavam se sentindo diante da realização da prova. Relato da maioria é de ansiedade. Os portões foram abertos às 11h30min e fechados às 13 horas no horário de Brasília. Prova iniciou às 13h30min.

Um dos locais em que a prova será realizada é o Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7), espaço em que já era percebida movimentação de inscritos pouco antes de 11h30min. A estudante Antônia Barbosa, 18, fará a prova na instituição e afirma que é a primeira vez que participa do Enem.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Antônia, estudante de escola pública, destacou o sentimento de ansiedade e falou sobre a influência da pandemia em seus estudos: “Eu estou muito ansiosa. Por conta da pandemia, meus estudos foram interrompidos e ficou difícil de estudar. O ensino à distância (EaD) é ruim, não nos concentramos direito”. Apesar das adversidades, ela revela que tem confiança e “fé” de que poderá alcançar boa pontuação para ingressar no curso de Serviço Social.

Esta será a terceira vez em que a estudante Luana Maria Santos, 20, realizará o exame. Ela busca ingressar no curso de Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC) e relata que está com boa expectativa para a prova, mesmo com as dificuldades existentes durante a pandemia. Aluna de curso pré-vestibular, Luana sente que estudou o suficiente e acredita que o resultado “será o que tiver de ser”. “Neste ano, eu ressignifiquei tudo na minha cabeça. Essa prova não me define. O resultado será o que tiver de ser ser e, caso seja necessário, estarei aqui de novo na próxima”, afirma.

O POVO também compareceu ao Ari de Sá localizado na Avenida Washington Soares. A aferição de temperatura, um dos protocolos sanitários seguidos para a realização do Enem, estava sendo feita somente na entrada das salas. Assim, era possível entrar na instituição sem que houvesse a conferência inicial.

O estudante João Pedro Ferreira Costa, 16, fará a prova pela primeira vez, mas ainda como “treineiro”. Vindo de escola particular, ele busca ingressar no curso de Educação Física e afirma que, apesar de ter enfrentado distrações ao estudar em casa, acredita que conseguiu "estudar bem”. “Acho que dá para fazer uma boa prova”, complementa.

Neste primeiro dia de Enem, serão abordadas questões de linguagens e ciências humanas. Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para responder o exame. A prova termina às 19 horas.

Com informações do repórter Wanderson Trindade

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

enem prova fortaleza exame universidade uni7 ari de sá

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar