Participamos do

Presépio vivo e doações são levados a pessoas em situação de rua na Capital

A Comunidade Shalom esteve em pontos como a Praça do Ferreira distribuindo alimentos e kits de higiene pessoal através do projeto Shalom Amigo dos Pobres

A Praça do Ferreira foi, mais uma vez, palco de solidariedade e celebração do Natal neste dia 24 de dezembro. Durante a tarde, a comunidade católica Shalom realizou a encenação de um presépio vivo e distribuiu a pessoas em situação de rua cerca de 150 kits com sanduíches especiais e panetones e higiene pessoal. Ainda levou palavra de fé e canções religiosas à população. Além da Praça do Ferreira, o “Shalom Amigo dos Pobres” foi levado à Praça Sagrado Coração de Jesus e ao bairro Papicu.

Ceia e Missa de Natal para pessoas em situação de rua são tradições da Comunidade Shalom, mas, neste ano, por causa da pandemia, foi preciso mudar a abordagem para evitar aglomerações. Conforme a missionária Maria Luísa de França, coordenadora de comunicação da comunidade, o Shalom Amigo dos Pobres surgiu a partir das necessidades dessas populações durante a pandemia. “A todos nós chegava aquele apelo: ‘fique em casa’. Mas e aqueles que não têm casa? Então, nós que já fazíamos aquele trabalho com os pobres, nos sentimos movidos, inspirados a fazer algo por eles”, diz Maria Luísa, acrescentando que a iniciativa agora será permanente.

A Comunidade Shalom possui quatro casas de serviço, duas no Centro, uma na Parangaba e outra na Aerolândia. Os locais contam com distribuição de alimentação, serviços de higienização e orientação social. Na Casa Santa Tereza, no Centro, há atendimentos de saúde com enfermeiros e médicos voluntários. Maria Luísa percebe que, no início da pandemia, havia um grande volume de pessoas necessitadas em situação de rua, com o fechamento de locais públicos e comércios.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“A gente já chegou a atender mais de 750 pessoas por dia no início da pandemia. Hoje, nós atendemos cerca de 300, 350 pessoas por dia, mas, ainda assim, percebemos que são muitos irmãos em situação de rua”, conta. Por isso, diz , “não podíamos perder a oportunidade, ainda assim, de trazer o sentido do Natal para eles, respeitando, claro, todas as medidas de segurança, os protocolos”.

Na Praça do Ferreira, as crianças foram as mais fascinadas pela celebração. Muitas correram e ficaram em volta da representação do Menino Jesus nos braços de uma voluntária. Mas houve também adultos que se emocionaram com o ato. Um dos que demonstraram maior emoção foi Edvar do Nascimento, de 50 anos, que chegou a chorar durante o ato. Natural de Sobral, em situação de rua há sete anos, desde que se separou, conforme conta, ele conta que o que mais o emocionou foi a presença do Menino Jesus — “ele que é o nosso Salvador”. Com os pais já mortos e sem ver o restante da família, ele celebra a presença de voluntários que, com doações, permitem minimizar os impactos de viver na rua. “Isso aqui é importante para a saúde da gente”.

Confira imagens da ação:

Clique na imagem para abrir a galeria

Saiba como doar

A Comunidade Shalom aceita doações de todos os tipos, seja em dinheiro ou produtos alimentícios e de higiene. Doações físicas podem ser feitas no endereço Rua Floriano Peixoto, 1.717 - Centro. A casa, porém, está se mudando para outro endereço da mesma rua: Floriano Peixoto, 1.375.

Informações podem ser fornecidas pelo telefone: (85) 98934.1033. E também pelo site http://www.amigodospobres.org/, onde se pode conferir as contas disponíveis para doação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar