Pelo menos 38 árvores são cortadas para construção do novo prédio do TRE em Fortaleza
Corte estava no Plano de Manejo do projetoEm construção no bairro Eng. Luciano Cavalcante, a nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) vai ocupar um espaço onde antes havia vegetação nativa. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) confirmou ao O POVO que o empreendimento tem autorização do Município para o corte de 38 árvores e 276 novas mudas serão doadas.
A maioria das árvores nativas já havia sido arrancada do local, mas nas últimas duas semanas, todas as árvores nativas e invasoras que restaram foram retiradas do terreno.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Nesta terça-feira, 22, a reportagem do O POVO encontrou troncos e galhos de árvores jogados nas redondezas da obra.
Em nota, o TRE-CE informou, por meio da Secretaria de Administração, que o corte das árvores estava contemplado no Plano de Manejo do Projeto da Nova Sede.
O Tribunal comunicou, ainda: "O corte foi feito pela empresa Cinzel para possibilitar a execução da calçada e ciclovia previstas no projeto. Novas árvores serão plantadas, nos lugares corretos, de acordo com o previsto no Projeto Paisagístico aprovado pela Seuma".
A Secretaria defende que foi garantida supressão das 38 árvores fora da área de reserva. Ainda de acordo com a Seuma, será realizada doação de 276 mudas de árvores semi adultas. O TRE-CE e a Seuma não informaram onde as árvores serão plantadas e nem quais as espécies.