Participamos do

Ocupação Carlos Marighella: Câmara aprova projeto de construção de moradias populares para as 85 famílias

Vitória da ocupação é fruto de acordo firmado com a gestão municipal, após audiência com Roberto Cláudio. Moradores realizaram série de protestos e até ocuparam a sede do diretório estadual do PDT
21:43 | Dez. 16, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As 85 famílias da Ocupação Carlos Marighella, no bairro Mondubim, ganharão unidades habitacionais para residirem, dando fim ao impasse que vinha sendo gerado com a Prefeitura de Fortaleza. Projeto de Lei nº 313/2020 foi aprovado pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) nesta quarta-feira, 16, viabilizando a construção de moradias populares em local próximo à ocupação. PL agora vai à sanção do prefeito Roberto Cláudio (PDT). Texto está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e deverá ir à plenário em extra.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Terreno localizado na rua Água Marinha, oriundo do Loteamento Cartier José Célio Gurgel, passa a integrar o patrimônio municipal e será destinado à construção das unidades para a Comunidade Carlos Marighella. Obra, que ainda não teve data divulgada, será operacionalizada pela Prefeitura em parceria com "entidades privadas, ou programas do Governo Federal e recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento Social ou do Fundo de Arrendamento Residencial".

Vitória da ocupação é fruto de acordo firmado com a gestão municipal, após audiência com Roberto Cláudio. Moradores realizaram série de protestos e ocuparam a sede do diretório estadual do PDT, até conseguirem a reunião, que determinou a doação do terreno para que as famílias tenham suas casas construídas. Aluguel social também foi confirmado pelo prefeito.

O terreno onde as famílias estão atualmente chegou a ter reintegração de posse pedida, mas decisão foi derrubada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) no dia em que deveria acontecer. As famílias contaram com o apoio de movimentos sociais, representações políticas e da Defensoria Pública do Ceará.

A ocupação Carlos Marighella

A ocupação existe desde 8 de junho de 2020, quando vários moradores de comunidades no bairro Mondubim começaram a montar barracos de madeira em terreno sem função social, no final da rua Coronel Manoel Albano (esquina com rua Icrian).

A situação ocorreu devido à maior parte das famílias ter perdido as condições financeiras de pagar aluguel, devido à crise econômica gerada pelo coronavírus, conforme plano de negociação emergencial fomentado pela ocupação e enviado à Prefeitura.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar