Participamos do

Grupo O POVO é destaque em três categorias do Prêmio Adpec de Jornalismo

Jornalista Lucas Barbosa conquistou primeiro lugar na categoria jornalismo impresso com a reportagem "Justiça restaurativa: pacto pela reabilitação de adolescentes em conflito com a lei"

A Defensoria Pública do Estado do Ceará e a Associação de Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec) promoveram, na noite desta quarta-feira, 9, a cerimônia da 4º edição do Prêmio Adpec de Jornalismo, neste ano em formato virtual em virtude da pandemia da Covid-19. Na disputa entre as produções de jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo e webjornalismo, o Grupo de Comunicação O POVO foi premiado em três categorias na temática livre, conquistando o primeiro lugar em uma delas.

Na categoria Jornalismo Impresso, a reportagem "Justiça restaurativa: pacto pela reabilitação de adolescentes em conflito com a lei”, do jornalista do O POVO Lucas Barbosa, ganhou o primeiro lugar. A produção traz o debate de uma justiça que vai além da punição e busca a conscientização do ofensor e reparação à vítima.

Para o repórter Lucas Barbosa, foi bastante gratificante ver a matéria ser premiada. “Além do reconhecimento pelo trabalho, foi bastante gratificante ver essa matéria ser premiada por se tratar de um projeto tão importante e promissor quanto à Justiça restaurativa, que, mais que punir, tem preocupação com o bem estar da vítima e a ressocialização do infrator. É essencial que o jornalismo divulgue essas iniciativas transformadoras”, destaca.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A jornalista Germana Pinheiro, da Rádio O POVO CBN, também foi contemplada, ficando com segundo lugar na categoria Radiojornalismo com a série “Adoção na pandemia: Quando o amor e a força se multiplicam”, que trata sobre os caminhos da adoção. Para Germana Pinheiro, trazer essa história foi indescritível. “Poder trazer uma história positiva e bonita de que uma família se transformou para melhor em meio ao caos da pandemia, é sem palavras”, pontua.

Na categoria Webjornalismo, a repórter Gabriela Almeida conquistou o segundo lugar com a matéria “Adoção tardia: história de cearenses que adotaram adolescente mostra a importância do gesto”. A produção traz um espaço para reflexão acerca da adoção tardia. Para Gabriela, adoção tardia é uma ação envolta de muito preconceito. “Eu quis abrir espaço para que o tema fosse refletido, para que essa questão incomodasse como ela tem que incomodar”, destaca.

A repórter do O POVO, ainda destaca o papel da Defensoria Pública do Estado nesse processo de quebrar o preconceito que existe em adotar adolescentes. “Se eu consegui dar espaço para essa problemática, foi com a ajuda do órgão, que atua na causa e que fez com que ela chegasse até a gente. Pessoalmente, fico muito feliz com o reconhecimento, mas como jornalista fico feliz em ter conseguido dar espaço para que as pessoas refletissem sobre o assunto. Em ter feito com que as pessoas conhecessem o Gabriel (personagem da matéria)”, destaca.

Nesta edição, o Prêmio Adpec de Jornalismo inclui ações de defensoras e defensores relacionadas à pandemia como Prêmio Especial nas quatro categorias de jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo e webjornalismo, além das categorias de temáticas livres.

Confira abaixo a lista completa dos premiados

Tema livre

Jornalismo Impresso:
1º: “Justiça restaurativa: pacto pela reabilitação de adolescentes em conflito com a lei” - Lucas Barbosa - O POVO
2º: “Pedidos de socorro” - Theyse Viana - Diário do Nordeste
3º: “Violência em escalada” - Cadu Freitas - Diário do Nordeste

Radiojornalismo:
1º: Série “Violência Infantil: Marcas da delicadeza perdida” - Carla Soraya - Rádio Jovem Pan News Fortaleza
2º: “Adoção Na Pandemia: Quando O Amor E Força Se Multiplicam” - Germana Pinheiro - Rádio O Povo/CBN
3º: “Desencarceramento: Uma Saída?” - Lyana Ribeiro - Rádio Verdes Mares

Telejornalismo:
1º: “Defesa em tempos de pandemia” - Halisson Ferreira - TV Verdes Mares
2º: Cinco anos da chacina de Messejana e nenhum julgamento - André Alencar - TV Verdes Mares
3º: “Violência: Quando o Perigo Mora em Casa” - Soraya Santos - TV Ceará

Webjornalismo:
1º:“Transexuais: pedidos de retificação de registro crescem 15 vezes em 5 anos”
Theyse Viana - Diário do Nordestes
2º: Adoção tardia: história de cearenses que adotaram adolescente mostra a importância do gesto” - Gabriela Almeida - O POVO Online
3º: “Da casa grande para as redes: Discursos racistas se multiplicam na internet” - João Lucas - Portal GCMais do Grupo Cidade

Temática do Prêmio Especial

Telejornalismo: “Estatuto Da Criança E Do Adolescente Completa 30 Anos” - Aline Oliveira - TV Verdes Mares

Radiojornalismo: “Vidas Sufocadas Na Pandemia: O Desafio De Ficar Em Casa E Sobreviver À Violência Doméstica” - Jocasta Pimentel e Roberta Rocha - Rádio Dom Bosco

Jornalismo Impresso: “Ao Afetar Acesso À Justiça, Pandemia Exige Alternativas Da Defensoria”- Luana Barros - Diário Do Nordeste

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar