PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Atendimento online do MPF oferece tradução em Libras

O serviço está disponível para atendimentos da unidade de Fortaleza e se tornou viável após acordo com a associação paulista Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME).

08:14 | 08/12/2020
NULL (Foto: )
NULL (Foto: )

O Ministério Público Federal (MPF) aderiu ao serviço remoto de tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras) por videochamada, permitindo o acesso aos serviços públicos da instituição por cidadãos surdos em atendimentos online. O serviço está disponível para atendimentos da unidade de Fortaleza e se tornou viável após acordo com a associação paulista Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME).

O grupo passou a ceder de forma gratuita o serviço de tradução e de interpretação de Libras e Língua Portuguesa por vídeochamadas. Quando alguém busca atendimento no MPF CE, um servidor que trabalha na Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC) aciona a AME através de um aplicativo da própria associação, que disponibiliza intérprete para mediar o diálogo entre o atendente e o cidadão.

LEIA TAMBÉM | Projeto de lei prevê intérprete de libras obrigatório nos canais de TV do Ceará

O MPF já havia oferecido cursos de Libras para servidores que atuam em Fortaleza. Como o aplicativo utilizado para a vídeochamada permite interação visual e direta entre os cidadãos, o que as pessoas surdas comunicam é traduzido para a Língua Portuguesa através de áudio.

O serviço está disponível em todo o período de atendimento do SAC, de segunda a sexta, das 9h às 17h. O convênio firmado com a AME tem validade de um ano, mas poderá ser prorrogado. Por hora, apenas a sede do MPF em Fortaleza tem o atendimento.

LEIA TAMBÉM | Surda, secretária diz ter sido barrada em evento sobre pessoa com deficiência