Participamos do

Vídeo: duas vítimas de afogamento são resgatadas em praias de Fortaleza

As pessoas foram resgatadas por agentes do Corpo de Bombeiros e por tripulantes de uma aeronave da Ciopaer, na Leste/Oeste e na Praia do Futuro, em Fortaleza, neste sábado, 5
18:18 | Dez. 05, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Duas pessoas foram resgatadas com vida de afogamentos na tarde deste sábado, 5, em duas praias em Fortaleza. O primeiro caso foi registrado na Leste-Oeste e o segundo, na Praia do Futuro. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), as vítimas foram levadas para faixa de areia em segurança por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM) e por tripulantes de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

De acordo com a SSPDS, durante patrulhamento aéreo pela orla das praias de Fortaleza a bordo da Fênix 03, a tripulação da Ciopaer verificou uma pessoa se afogando nas proximidades da área de barracas da Praia do Futuro. Na água, os guarda-vidas dos Bombeiros já estavam indo em direção à vítima para fazer o resgate. Em colaboração, um bombeiro tripulante da aeronave saltou no mar para dar suporte. A vítima, um adolescente de 14 anos, residente em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, foi levado para a faixa de areia e recebeu as orientações das equipes para redobrar os cuidados ao tomar banho no mar.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS: Mortes por afogamento no Ceará em 2020 já superam 2019; atendimentos via CIOPS caem 15%

O segundo atendimento foi a de um homem de 19 anos, que também precisou de ajuda para voltar à praia em segurança. A tripulação da Ciopaer prestou apoio do alto, enquanto a vítima era resgatada pelos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros no mar. Foi necessário que o tripulante da aeronave saltasse no mar para dar suporte ao banhista. Em segurança, a vítima foi levada ao posto de Guarda-Vidas dos Bombeiros, onde recebeu orientação e suporte necessários.

O Corpo de Bombeiros Militar orienta aos banhistas para os cuidados que devem ser tomados ao entrar no mar com segurança e evitar correr riscos. Procurar orientação dos guarda-vidas, que ficam de prontidão nos postos da orla marítima, para que eles possam informar quais os melhores locais para o banho em segurança e evitar área com correntezas. Ainda de acordo com os bombeiros, os responsáveis por crianças devem redobrar a atenção e não deixar que entrem no mar sem a supervisão de um adulto.

LEIA MAIS: Mulher morre vítima de afogamento na Praia de Iracema

Se for consumir bebida alcoólica, os bombeiros recomendam que o banhista não entre no mar, já que a bebida alteração a percepção e a capacidade de discernimento das situações. Em todas as ocorrências de afogamento, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente. Mesmo que o banhista saiba nadar, ele pode correr risco de se encontrar na mesma situação da vítima de afogamento. Então, a orientação é procurar os guarda-vidas dos Bombeiros nas praias ou ligar para o número 193.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar