Participamos do

Guia de medicamentos oferecidos pelo SUS é elaborado pela Sesa

O material procura esclarecer as dúvidas sobre os recursos oferecidos pelo sistema
14:57 | Nov. 18, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

Com o objetivo de mostrar a estrutura e a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) lançou nesta terça-feira, 17, o guia Estrutura e Organização da Assistência Farmacêutica no Ceará. O material está disponível na Internet.

Segundo Fernanda França, gestora da Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica da Sesa, o material tem como uma das suas principais motivações evitar que a população recorra judicialmente a medicamentos e tratamentos já oferecidos pelo SUS, o que chama de judicialização da saúde. “A gente observa que é um tema muito necessário, que a população tem muita dificuldade de entender os medicamentos contemplados pelo SUS, e isso pode desorganizar o sistema”, complementa. O material ainda possui o passo a passo de como solicitar um medicamento e a quem recorrer.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Guia começou a ser elaborado em dezembro de 2019, porém, com a pandemia do novo coronavírus, a secretaria observou a necessidade de ampliar o projeto, de forma digital. Fernanda França conta que pensar o material de forma exclusiva para o online abriu a oportunidade de usar mais ferramentas. “Por conta da Covid-19, nós mudamos para forma online e interativa, com links e hiperlinks, uma maneira mais prática e didática”.

Essa é a primeira edição do material, que será atualizado pela Sesa de forma periódica, acompanhando as mudanças e reformulações na legislação relacionadas aos programas de assistência farmacêutica. Para acessar, clique aqui.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar