PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Heitor Freire aposta que estará em segundo turno

O candidato do PSL votou em um colégio, no bairro Aldeota, acompanhado da esposa e de apoiadores

16:06 | 15/11/2020
FORTALEZA, CE, Brasil. 15.11.2020: Candidato Heitor Freire (PSL) vota no colégio Espaço Aberto da Dom Luis. (Fotos: Deisa Garcez/Especial para O Povo) (Foto: Deisa Garcez/Especial para O Povo)
FORTALEZA, CE, Brasil. 15.11.2020: Candidato Heitor Freire (PSL) vota no colégio Espaço Aberto da Dom Luis. (Fotos: Deisa Garcez/Especial para O Povo) (Foto: Deisa Garcez/Especial para O Povo)

O otimismo de Heitor Freire vai além do resultado da última pesquisa divulgada pelo O POVO/Datafolha. Durante a votação na manhã deste domingo, 15, ao ser questionado quem apoiaria no provável segundo turno, o candidato do PSL afirmou que estará na disputa. “Eu vou apoiar a mim mesmo, porque eu vou para o segundo turno”, enfatiza. A última pesquisa realizada antes da votação apontou o pesselista com 1% dos votos válidos.

"Fiquei muito feliz de ver a minha carinha ali na urna. Sou um jovem sonhador, determinado, tenho coragem, amo a minha cidade, plantamos as boas sementes e agora é só esperar o resultado”, calcula. O candidato foi ao local de votação, um colégio no bairro Aldeota, na companhia da esposa Danila Freire e cumprimentou apoiadores.

Antes, foi a vez da votação da candidata da UP, Paula Colares. Mais consciente sobre o possível resultado, a candidata disse esperar que haja menos avanço de candidatos que ela classifica como potenciais fascistas. “Acho extremamente importante que a população tenha garantido o seu direito de votar, de exercer a democracia, algo que já é retirada a participação política do povo no cotidiano e, nesse momento, precisamos garantir que o fascismo não avance”, defende. A expectativa da candidata é que candidaturas populares avancem e que o partido vá ter algum vereador. “A nossa meta já foi cumprida com campanha popular com o povo”, diz.

Eleitores

 

Na votação, houve eleitor que chegou cedo para ter o direito de votar assegurado, apesar de não ter a obrigação pela lei do voto. José Nagibe Dantas, 87, foi munido do título de eleitor e de muletas. "Eu vejo isso aqui como uma obrigação de cada cidadão", define. João Davi da Silva, 63, não deixou que a artrite o impedisse de votar. "Eu vim porque não posso viajar para votar na minha cidade, mas se eu pudesse, votava lá e aqui", conta o aposentado, que mora no Centro. O arquiteto e urbanista Napoleão Ferreira, 59, vê o direito ao voto como uma obrigação que ele tem o prazer e a honra de cumprir. "Acho importante colaborar no processo de escolha de um candidato e faço questão sempre de vir", aponta.


>> ACOMPANHE AQUI A COBERTURA POLÍTICA FEITA PELO O POVO

MAIS SOBRE ELEIÇÕES 

Eleições 2020: entenda o que é um empate técnico nas pesquisas

Entenda o que são margem de erro e intervalo de confiança nas pesquisas

Saiba como justificar ausência pelo aplicativo de celular E-Título


ELEIÇÕES 2020: 
A candidatura de vereadores

Além de candidatos ao Paço Municipal, são cerca de 1,3 mil candidatos ao posto de vereador ou vereadora em Fortaleza. No Ceará, o número se aproxima de quase 16 mil concorrentes. Mas o que de fato um vereador pode ou não prometer?


Diante da pandemia do novo coronavírus, o processo eleitoral no Ceará passou por algumas mudanças de horário e de protocolos sanitários. Além disso, em virtude do novo vírus, o candidato eleitoral de 2020 precisou ser alterado ainda em julho, por conta da crise gerada pela Covid-19.

Apesar das alterações, todo cidadão brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos e legalmente capaz é obrigado a votar. O voto é facultativo para os eleitores analfabetos, os maiores de 70 anos, e os que têm entre 16 e 18 anos. Aqueles que não compareceram às urnas neste domingo devem justificar a ausência dentro do prazo estimado pela Justiça eleitoral, caso contrário ficará impossibilitado de emitir passaporte e carteira de identidade entre outras coisas. 

LEIA MAIS | O que acontece se o eleitor não votar? Saiba como justificar ausência

SAIBA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES 2020

>> Auxílio emergencial: Ceará tem 166 candidatos com patrimônio acima de R$300 mil na lista de beneficiários

>> Confira os resultados de todas as pesquisas para prefeito de Fortaleza

>> Descubra quem é favorito nas maiores cidades do Ceará e em capitais pelo Brasil

>
> ACOMPANHE AQUI A COBERTURA POLÍTICA FEITA PELO O POVO