PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Prefeitura inaugura base do Samu no Terminal da Messejana

Unidade conta com duas ambulâncias e duas motocicletas para suporte básico de saúde

16:53 | 05/11/2020
A nova base é a décima inaugurada pela Prefeitura de Fortaleza, que prevê entregar até o fim de 2020 mais quatro unidades em outros bairros.  (Foto: Thiago Gaspar/ Prefeitura de Fortaleza)
A nova base é a décima inaugurada pela Prefeitura de Fortaleza, que prevê entregar até o fim de 2020 mais quatro unidades em outros bairros. (Foto: Thiago Gaspar/ Prefeitura de Fortaleza)

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou nesta quinta-feira, 5, uma unidade base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Terminal da Messejana. O equipamento instalado dentro do terminal de ônibus conta com duas ambulâncias e duas motocicletas para atendimentos básicos de saúde.

De acordo com a Prefeitura, a Messejana representa 4,6% de todas as ocorrências de Fortaleza. Somente de janeiro a setembro de 2020, 39.919 ocorrências foram atendidas no bairro, tendo como principais demandas acidentes de trânsito, urgências cardiológicas, quedas, dispneia, violência interpessoal e outras emergências clínicas.

A nova base é a décima inaugurada pela Prefeitura de Fortaleza, que prevê, entregar até o fim de 2020, mais quatro estações do Samu em pontos da Cidade, como nos terminais do Siqueira e Conjunto Ceará. De acordo com a gestão, as bases estão sendo posicionadas em todas as seis Regionais de Fortaleza.

O novo equipamento deve contar com seis profissionais, incluindo motorista socorrista, técnico de enfermagem e enfermeiros. A estrutura física do local conta com alojamento masculino e feminino, acolhimento, copa, cozinha e banheiros. O ponto de apoio também oferece uma maior facilidade de comunicação entre a Central de Regulação das Urgências e equipes, que reorganiza as rotas das ambulâncias de acordo com a divisão dos territórios.