Participamos do

Cemitérios públicos de Fortaleza reabrem para visitas no Dia de Finados

Visitação estava suspensa desde maio. Continuam proibidas missas, cultos, velórios e outros atos que possam gerar aglomeração

Em razão do Dia dos Finados, que ocorre na próxima segunda-feira, 2, os cemitérios públicos de Fortaleza voltarão a receber visitas. Uma operação especial foi organizada e os locais estarão abertos de sábado, 31, a segunda. Os protocolos foram divulgados pela Prefeitura na manhã desta sexta-feira, 30.

Os locais estarão abertos a visitas durante os três dias, desde sábado até segunda-feira, das 7h às 16h. O objetivo é evitar as aglomerações e diminuir os riscos de transmissão da Covid-19.

Confira as medidas a serem adotadas nos cemitérios públicos da Capital:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

1. uso obrigatório de máscaras;
2. aferição de temperatura pelos agentes da Prefeitura;
3. evitar aglomerações;
4. ambulantes poderão ocupar somente a área externa dos cemitérios e deverão manter distanciamento social entre si;
5. missas, cultos, velórios e outros atos que possam gerar aglomeração continuam proibidos.

Em coletiva nesta sexta-feira, 30, a secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, orienta as pessoas em grupos de risco, como idosos e com outras comorbidades, a ficarem em casa e evitarem se expor. “Essas pessoas não devem ir ao cemitério. Devem fazer suas orações de casa mesmo. Não é interessante [sair], nós ainda temos circulação viral”, explica. 

As Secretarias Regionais, a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão envolvidas na operação especial para o Dia de Finados. Ao todo, 62 funcionários das Regionais estarão atuando nos cinco cemitérios municipais, nos três dias de operação. A maioria, 32 deles, estarão no Cemitério Parque Bom Jardim.

Pela AMC, 2 agentes cuidarão do tráfego nos arredores dos cemitérios. Além de patrulhamento e fiscalização, os agentes da GMF e da Agefis realizarão trabalho de orientação para evitar aglomerações. Panfletos educativos, máscaras de tecido e álcool em gel para higienização das mãos serão distribuídos.

Nos cemitérios particulares do Ceará, as homenagens deste ano serão online, de acordo com informações do Sindicato das Empresas Funerárias do Estado do Ceará (Sefec). Um protocolo havia sido pensado para a data, mas o aumento de casos e as restrições no Estado demandaram mudanças. Os cemitérios estarão abertos apenas para visitação, mediante uso obrigatório de máscara e evitando aglomerações.

Veja a lista de cemitérios públicos de Fortaleza

Regional II - Cemitério São Vicente de Paula

Regional III - Cemitério Santo Antônio

Regional IV - Cemitério São José

Regional V - Cemitério Parque Bom Jardim

Regional VI - Cemitério de Messejana


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar