Participamos do

Ação de conscientização sobre prevenção ao coronavírus será realizada no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza

Atividade educativa no aeroporto visa informar a população sobre a maneira mais eficiente de prevenção da Covid-19: o uso de máscara
11:16 | Out. 14, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma ação de conscientização sobre prevenção contra o novo coronavírus será realizada no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, nesta quinta, 15, das 9h às 11 horas e sexta-feira, 16, a partir das 14 horas. Porta de entrada e saída para a Capital, o local foi escolhido exatamente por se tratar de um potencial ponto propagador da doença. O distanciamento social e o uso de máscaras de proteção continuam sendo a forma mais eficiente de se evitar a doença.

Por meio das câmeras de vigilância do Aeroporto, é possível identificar poucas pessoas circulando sem o uso da máscara. De acordo com Jane Cris Cunha, técnica de Vigilância Sanitária da Sesa, a decisão de realizar a ação educativa nas áreas externas do aeroporto e ao lado do saguão de embarque e desembarque foi tomada após reunião da pasta com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). “Pessoas com transmissão ainda ativa da doença podem chegar ao aeroporto. A pandemia ainda não acabou e as máscaras são a forma mais eficaz de prevenção da doença”, avisa.

LEIA MAIS| Avião com 90 toneladas de equipamentos de proteção e testes de coronavírus chega a Fortaleza

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A ação vai contar com orientação e distribuição de máscaras. Não é a primeira vez que as pastas se reúnem para a atividade do tipo no aeroporto. De acordo com a técnica, nessas ações, não foram aplicadas multas. “O que temos percebido é que as pessoas atendem ao nosso pedido e acatam a orientação”, conta. Durante as abordagens, técnicos da Coordenadoria da Vigilância Sanitária do Estado e policiais militares do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) orientarão passageiros, taxistas, motoristas de transportes de aplicativos, lojistas e demais trabalhadores da comunidade aeroportuária. “O objetivo dessa ação é desenvolver uma consciência sanitária coletiva sobre a importância do uso de máscara nas áreas do saguão do aeroporto e na praça de alimentação”, explica ela.

O trabalho dos agentes acontecerá em parceria com a Fraport Brasil, responsável por administrar o terminal aeroportuário em Fortaleza. “A conscientização é importantíssima, pois cada indivíduo é pessoalmente responsável pelo uso da máscara. Demais medidas, como sinalizações sobre distanciamento, orientações por aviso sonoro e vídeo, disponibilização de álcool gel e intensificação da limpeza, foram implementadas desde o início da pandemia para oferecer um ambiente limpo e seguro aos passageiros e usuários”, ressalta a diretora de marketing, comunicação e qualidade da Fraport Brasil, Natalie Valezi.

Barreira Sanitária

 

O Governo do Ceará, por meio da Sesa, implementou políticas públicas a fim de realizar a detecção rápida da Covid-19 e evitar a disseminação da doença no território cearense. O Projeto Barreira Sanitária, implantado no Aeroporto de Fortaleza, está entre as iniciativas. Na área de desembarque do terminal, as equipes realizam o serviço de aferição de temperatura corporal, triagem, repasse de informações sobre os sintomas da doença e, em caso de necessidade, encaminham o passageiro à rede de atenção à saúde.

O serviço já atendeu 308 mil passageiros provenientes de 1.854 voos. As áreas de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados no País são consideradas estratégicas em função do fluxo de viajantes, da circulação de meios de transporte internacionais e nacionais e do transporte de cargas.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar