Participamos do

Dia Internacional do Idoso: Sesc promove palestras, minicursos e aulões virtuais e gratuitos acerca do tema

A proposta principal do evento é trabalhar aspectos relativos ao envelhecimento de forma integral, destacando a qualidade de vida em geral

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro, o Sesc Ceará promove o evento “Longevidade em Movimento: Conectando Vidas” na semana entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, em transmissão pelo Youtube. A programação conta com palestras e minicursos com temas sobre alimentação, envelhecimento e saúde mental, além de aulões para as práticas de atividades físicas para este público com o tema: “Movimente-se em casa”.

A proposta principal do evento é trabalhar aspectos relativos ao envelhecimento de forma integral, destacando a qualidade de vida em geral. No Brasil, cerca de 30,3 milhões de pessoas são consideradas idosas, ou seja, possuem mais de 60 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com supervisora administrativa da assistência do Sesc Fortaleza, Thaís Castro, uma série de fatores implicam a qualidade de vida na velhice. “Estar em constante interação social com a família e os amigos, bem como a prática de exercícios físicos regulares e a alimentação equilibrada, contribuem para um envelhecimento salutar e qualitativo”, informa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A supervisora ainda ressalta que é importante destacar que as condições objetivas do sujeito hoje velho são resultado de um somatório de escolhas que ele teve ao longo da vida. “É fundamental cultivar boas práticas no decorrer da trajetória dos sujeitos. Ressalto também que nunca é tarde para estimular práticas de cuidado e novos projetos de vida”, destaca. Segundo ela, a velhice pode ser uma etapa “frutífera” nesse quesito.

“Longevidade em Movimento: Conectando Vidas”

No primeiro dia de programação, o evento irá abordar a questão do envelhecimento enquanto conquista social. No segundo dia, o público poderá contar com assuntos relacionados a alimentação. Segundo o coordenador programático do Sesc-Fortaleza, Gleilton Silas, o intuito do evento é trabalhar a integralidade da pessoa idosa com uma programação diversificada. Em 1º de outubro, oficialmente dia do idoso, o evento terá um aulão “Movimente-se em Casa”, parceria desenvolvida com Corpo de Bombeiros Militar no Estado. No encerramento, o evento contará com um minicurso sobre atividade física.

A professora de Educação Física do Departamento Físico Esportivo (DFE) do Sesc-Fortaleza. Tatiana Vieira, destaca a atuação dos profissionais de educação física com o público idoso. “Sabendo que a qualidade de vida do indivíduo depende do seu nível de atividade física, é necessário compreender as possibilidades de atuação do profissional de Educação Física com o público idoso, entendendo o processo de envelhecimento e os aspectos físicos, mentais e sociais da pessoa idosa, para possibilitar uma melhor práxis”, informa.

A programação conta palestras e minicursos com temas sobre alimentação, envelhecimento e saúde mental
A programação conta palestras e minicursos com temas sobre alimentação, envelhecimento e saúde mental (Foto: Divulgação / JR PANELA)


Movimentar para melhorar a qualidade de vida

Um passo de cada vez, é o que diz o aposentado de 80 anos, Francisco Manoel Sá Gadelha, conhecido como o “Seu Gadelha”. Residente do bairro Benfica, em Fortaleza, o aposentado diz que a melhor coisa para melhorar a qualidade de vida é aproveitar o tempo e preencher com coisas que lhe façam bem.

No dia Internacional do Idoso, o seu Gadelha é um exemplo para seguir. No Sesc, antes da pandemia do novo coronavírus, ele praticava hidroginástica. Hoje, teve que se adaptar com os exercícios dentro de casa, mas destaca: “Acordo cedo e faço meus exercícios, sempre tento me movimento”. Além das práticas de atividades físicas, o advogado aposentado participa do Trabalho Social com Idosos (TSI) do Sesc Fortaleza com objetivo de trabalhar a socialização com outras pessoas.


SERVIÇO

“Longevidade em Movimento: Conectando Vidas”
Onde: Youtube Sesc Ceará
Quando: De 28 de setembro a 2 de outubro

Confira a programação:

28 de setembro - Segunda-feira

14h – Tema: “Envelhecimento Enquanto Conquista Social”

Facilitadora: Gabriela Brilhante (assistente social do TSG)

Transmissão: Youtube

Perfil: Sesc Ceará


29 de setembro - Terça-feira

14h – Tema: “Alimentação e Longevidade”

Facilitadora: Thayse Guilherme (nutricionista clínica no Núcleo Sesc Saúde)

Transmissão: Youtube

Perfil: Sesc Ceará


30 de setembro - Quarta-feira

14h – Tema: “Envelhecimento e Saúde Mental”

Facilitador: Tatiana Costa Athayde (psicóloga clínica)

Transmissão: Youtube

Perfil: Sesc Ceará


1º de outubro - Quinta-feira

16h – Aulão “Movimente-se em Casa”

Facilitador: Corpo de Bombeiros Militar do Ceará

Transmissão: Youtube

Perfis: Sesc Ceará


02 de outubro - Sexta-feira

14h – Tema: “Mitos e Verdades: Percepções Sobre o Envelhecimento”

Facilitadora: Kátia Savioli (terapeuta ocupacional do TSG)

Transmissão: Youtube

Perfil: Sesc Ceará


Minicurso “Atividade Física Sênior: Possibilidades e Desafios”

Dias: 28/09 e 02/10

Horário: das 13h às 15h

Local: plataforma virtual Google Meet

Facilitadoras: Ana Luisa Batista (Uece) e Maira Grassi (IFCE)

Público-alvo: estudantes, profissionais de Educação Física e áreas afins

Inscrições: gratuitas até 27/09, por meio de formulário online 


 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar