Participamos do

Fundação Demócrito Rocha realiza cursos de prevenção a automutilação e ao suicídio

Programas acontecem no formato digital e contam com a distribuição de cartilhas e vídeo-aulas
21:38 | Set. 10, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Fundação Demócrito Rocha (FDR), por meio da Universidade Aberta do Nordeste (Uane), está realizando cursos de "Prevenção da Automutilação" e "Prevenção ao Suicídio", que acontecem no formato digital e contam com a distribuição de cartilhas e vídeo-aulas. As inscrições são realizadas por meio do site da entidade e a primeira etapa já foi aberta. Nela, podem se inscrever profissionais de saúde, educadores da rede pública e privada de ensino, líderes de associações religiosas, entidades beneficentes, entre outros.

A iniciativa é realizada em parceria com órgãos como a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Ministério da Saúde do Brasil (MS), e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). De acordo com a FDR, os cursos fazem parte do projeto Ações Integradas de Educomunicação para Prevenção ao Suicídio e a Automutilação, que busca abordar essas temáticas de forma pedagógica e didática.

O programa utiliza ferramentas midiáticas para promover- entre outros, conteúdos educativos e democráticos para o público adolescente. O intuito das ações também é o de contribuir para com a formação dos profissionais, buscando facilitar o desenvolvimento comunitário e reforçar a atuação de prevenção ao suicídio e da automutilação. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Saiba como se inscrever:

Curso de Prevenção a Automutilação

A carga horária total do programa é de 20 horas, sendo as inscrições realizadas por meio do link: http://admcursos.fdr.org.br/inscricao/42.  Serão disponibilizados dois fascículos digitais, com o primeiro liberado já nesta sexta-feira, 11. As inscrições permanecem abertas no decorrer do curso.

Módulo 1 - Noções gerais sobre a Automutilação - disponível dia 11/9.
Contexto histórico. Conscientização. Medidas de prevenção à automutilação. Como identificar o comportamento autolesivo? Como ajudar e tratar quem pratica automutilação?

Módulo 2 - Automutilação: Abordagem prática de prevenção e Intervenção - estará disponível dia 18/9
O papel da família e da sociedade. A importância da informação. A influência das redes sociais. Quebrando estigmas e tabus. Mitos e verdades. Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. Criminalização da participação em automutilação.

Curso Prevenção ao Suicídio

As inscrições serão abertas no dia 14 de setembro, com quatro fascículos digitais- disponíveis nas seguintes datas: 25/9, 2/10, 9/10 e 16/10, e três cartilhas disponibilizadas para download no site prevencaoevida.com.br. Além disso, também serão divulgadas vídeo-aulas.

Cronograma das cartilhas:

11/9 - voltada para público entre 11 e 14 anos de idade
18/9 - voltada para público entre 15 e 18 anos de idade
25/9 - voltada para público adulto

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar