Participamos do

Hospital Universitário Walter Cantídio lança programação online para o Setembro Amarelo

Curso gratuito de 40 horas, palestra e campanha nas redes sociais fazem parte das atividades organizadas pelo hospital
10:31 | Set. 09, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) lançou uma programação online para o Setembro Amarelo, mês dedicado às discussões em torno do suicídio, que é considerado problema de saúde pública mundial. As atividades incluem curso gratuito, palestra e uma série de vídeos nas redes sociais. O hospital é referência na prevenção ao suicídio em Fortaleza.

No Ceará, o número de suicídios cresceu nos últimos anos, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade, com dados publicados pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Em 2015, no Estado, ocorreram 563 suicídios e, em 2018, 649 casos.

O Programa de Apoio à Vida (Pravida), iniciativa de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizada no HUWC voltada à prevenção do suicídio, está oferecendo um curso online e gratuito de 40 horas, com diversas atividades relacionadas ao tema de prevenção ao suicídio realizadas por especialistas de diversas áreas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Alunos e supervisores dos cursos de Medicina, Psicologia, Serviço Social e Enfermagem compõem o Pravida. Na prevenção primária, o grupo atua com disseminação de informações por meio de cursos, capacitações de equipes em Fortaleza e no Interior e entrevistas à mídia.

A prevenção secundária, procura, juntamente com os postos de saúde e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), a identificação precoce e o tratamento apropriado para aqueles que estão pensando em cometer suicídio. Já na prevenção terciária, recebe no HUWC pessoas que tentaram o suicídio.

Palestra para servidores

Outra ação do hospital ocorre na próxima quinta-feira, 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em que a Unidade de Desenvolvimento de Pessoas dos Hospitais Universitários da UFC realizará palestra online com o tema “Setembro Amarelo: Pandemia e Depressão”.

O momento é direcionado para servidores da UFC, empregados da Ebserh, terceirizados, residentes e internos lotados no HUWC e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac).

O palestrante será Fábio Gomes de Matos e Souza, médico psiquiatra do HUWC, professor da UFC e coordenador do Pravida. A palestra será transmitida pelo software corporativo Microsoft Teams.

Vídeos com foco na prevenção

Também como parte da programação do Setembro Amarelo no HUWC e na Meac, o projeto Conectados – de cuidados com a saúde mental do colaborador do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh na pandemia de Covid-19 – está divulgando uma série de vídeos com especialistas, como psiquiatras e psicólogos, sobre prevenção ao suicídio.

Para conferir, basta acessar as mídias sociais do Complexo Hospitalar (@complexohospitalardaufc). No vídeo mais recente publicado, o médico Igor Emanuel, psiquiatra da Meac, esclarece alguns mitos e verdades sobre o suicídio.

"Estudos mostram que 90% a 95% das pessoas que cometeram suicídio, avisaram previamente nas semanas antecedentes, quer a um profissional de saúde, a um amigo ou mesmo um familiar. Esteja atento, ajude, acolha aquela pessoa", comenta o especialista.

 


O suicídio no mundo e no Brasil

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio representa 1,4% de todas as mortes no mundo, tornando-se, em 2012, a 15ª causa de mortalidade na população geral e a segunda entre os jovens de 15 a 29 anos.

No Brasil, os números também são impressionantes. No período de 2011 a 2015, foram registrados 55.649 óbitos por suicídio com uma taxa geral de 5,5/100 mil habitantes.

Serviço

Programação online Setembro Amarelo no HUWC

Curso gratuito de prevenção ao suicídio - Pravida (carga horária de 40 horas)
Inscrições: até dia 30 de setembro
As modalidades incluem lives, palestras e atividades.
O certificado será emitido conforme a frequência de 75%.
Programação e inscrições podem ser conferidas aqui

Palestra “Setembro Amarelo: Pandemia e Depressão”
Quando: quinta-feira, 10 de setembro
Horário: 11 horas às 12 horas (via Microsoft Teams)
Direcionada a funcionários da Meac e do HUWC

Campanha nas redes sociais - Conectados
Para conferir, basta acessar @complexohospitalardaufc

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar