Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Prefeitura lança plataforma com indicadores do Plano Fortaleza 2040

A nova ferramenta permite também a difusão de informações da Agenda 2030 e Plano Plurianual de Fortaleza (2018-2021), para além do Fortaleza 2040 Lançamento acontece às 15 horas desta quinta, 13
13:57 | Ago. 13, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

O Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), através do Observatório de Fortaleza lança nesta quinta-feira, 13, às 15 horas, a Plataforma de Indicadores Fortaleza 2040. A nova ferramenta surge como forma de monitoramento e avaliação de resultados da agenda estratégica do Governo e tem o objetivo de, segundo a Iplanfor, "difundir conhecimento através dos dados relacionados aos indicadores dos monitoramentos estratégicos Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável (ONU), Metas Gerais do Plano Fortaleza 2040 e os indicadores setoriais do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 de Fortaleza". A ideia é que a plataforma proporcione o acesso às informações sobre a Capital de forma mais transparente.

O público-alvo da plataforma são os gestores municipais, que poderão utilizar os indicadores das áreas setoriais para as tomadas de decisão dos programas e ações da gestão pública; pesquisadores e demais estudiosos que necessitem ter acesso a informações sobre Fortaleza nas mais diversas áreas para os seus estudos e análises; a sociedade civil organizada e a população em geral.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A diretora do Observatório de Fortaleza, Cláudia Leitão, que vai conduzir o lançamento, ressalta que o projeto tem uma tarefa importante de monitoramento do Plano Fortaleza 2040. Por isso, os indicadores são tão importantes. São ferramentas úteis para a gestão pública, para revelar a situação atual das políticas e para produzir subsídios que permitam acompanhar sua evolução. Os indicadores de gestão pública atuam como forma de avaliação do desempenho e eficiência de um órgão público.

É na área dos indicadores que Cláudia acredita que Fortaleza deve avançar. "O plano da Cidade não é um plano só da Prefeitura, mas da Cidade. Essa temática é essencial. Nossa responsabilidade é difundir conhecimento confiável sobre a Cidade", conta Leitão. Segundo a diretora, Fortaleza é pioneira nesse projeto, sendo a primeira capital e possuir uma plataforma com este objetivo. 

O inédito, segundo Cláudia, é que qualquer pessoa pode acessar a plataforma, saber as metas gerais do Plano Fortaleza 2040. A iniciativa deve continuar mesmo após fim da gestão de Roberto Cláudio. "A gente tem que ter um planejamento que mantém continuidade das políticas públicas", afirma a diretora.

A Plataforma de Indicadores Fortaleza 2040 tem seu conteúdo dividido entre os indicadores das 17 Metas da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, as 27 Metas Gerais do Plano Estratégico Fortaleza 2040 (assim como em parte de indicadores setoriais pactuados com as Câmara Setoriais que compõem o modelo de governança do Plano); bem como o conjunto de indicadores temáticos e programáticos do Plano Plurianual do período 2018-2021. A Plataforma também mostra, através da opção das Redes de Conexão, como estes indicadores relacionam-se entre si, e quais deles impactam os diversos setores de gestão municipal.

A plataforma ficará disponível no site da Iplanfor a partir das 15 horas.

 Conheça o Fortaleza 2040 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar