Participamos do

Com ensino remoto, Unifor dará início ao segundo semestre letivo na segunda, 17

Estão autorizadas aulas e atividades práticas/presenciais apenas para os alunos concludentes de todos os cursos de graduação ou pós-graduação
20:54 | Ago. 11, 2020
Autor Alan Magno
Foto do autor
Alan Magno Estagiário de jornalismo
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O segundo semestre do ano letivo de 2020 terá início na próxima segunda-feira, 17, na Universidade de Fortaleza (Unifor). O retorno deve ocorrer com ensino 100% remoto com utilização de aulas virtuais online e também transmissões ao vivo para todos os cursos de graduação e pós-graduação da entidade de ensino. As atividades práticas, assim como o ensino presencial, somente irão retornar após decisão do governo estadual.

Primeiro plano de ensino para o segundo semestre da instituição, divulgado no dia 15 de julho, previa um ensino híbrido, com atividades remotas e presenciais. Mas, ainda que o governo do Ceará trabalhe com a previsão de um retorno do ensino presencial a partir de setembro, não há uma data definida para a retomada do setor. Por enquanto, estão autorizadas aulas e atividades práticas/presenciais apenas para os alunos concludentes de todos os cursos de graduação ou pós-graduação.

LEIA TAMBÉM | Universidade é notificada pelo Decon por retorno de aulas práticas do curso de Medicina em Fortaleza

A medida é válida “desde que inviável a utilização de meios remotos para esse fim e observadas todas as medidas sanitárias”, de acordo com o Decreto Estadual Nº 33.671, publicado no dia 11 de julho. Ao divulgar o início do novo semestre, a Unifor frisou que está seguindo todas as medidas e protocolos de biossegurança necessários.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Instituição frisou ainda que forneceu treinamento para todos os professores para que a implementação do ensino remoto seja facilitado aos estudantes. Os docentes, de acordo com a universidade “estão engajados no processo de planejamento das atividades no novo ambiente virtual”.

Sistema que será usada pelo alunos recebeu o nome de Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) de Ensino a Distância (EAD) Unifor e será baseado na plataforma Moodle, já implementado em outras instituições de ensino, nacionais e internacionais. Para acessar as aulas, os estudantes precisam estar com o e-mail institucional habilitado.

Além das aulas gravadas e dos encontros virtuais ao vivo, a plataforma também irá ofertar fórum e quizzes, bem como ferramentas de acompanhamento retomo individualizado entre professor e aluno. Como forma de suporte aos alunos neste retorno em nova modalidade, todas as dúvidas sobre o funcionamento da plataforma poderão ser encaminhadas ao suporte técnico para serem devidamente esclarecidas.

Além dos recursos de comunicação encontrados no próprio ambiente, o aluno poderá entrar em contato com o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), pelos telefones 0800-2800550 / (85) 3477-3479 ou e-mail "labnte@unifor.br". Em caso de dúvidas específicas da sua disciplina ou curso, os alunos devem consultar a coordenação de curso.

COMO ACESSAR A PLATAFORMA DE ENSINO REMOTO

O acesso ao ambiente virtual de aprendizado de ensino a distância da Unifor poderá ser feito de três maneiras:

1) O aluno pode acessar o Unifor Online com login e senha e então acessar o menu superior na opção “educação virtual”, e escolher a opção “AVA”. E então logar na plataforma com o mesmo login utilizado no Unifor Online;

2) O aluno pode acessar a plataforma de ensino retomo por dentro da página de uma de suas disciplinas apresentadas no sistema Unifor Online, já utilizado pelos estudantes da instituição e então clicar no botão “AVA”.

3) O aluno poderá ainda acessar a nova plataforma diretamente na página do seu navegador de internet, colocando o seguinte endereço: “https://ead.unifor.br/”.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar