Participamos do

Duas avenidas do bairro Montese, em Fortaleza, terão velocidade reduzida para 50 km/h

A iniciativa, que passará a valer no fim de agosto, visa garantir uma maior segurança viária. Mais de 900 acidentes foram registrados no Montese nos útlimos quatro anos. A maioria deles por excesso de velocidade

Reduzir acidentes e garantir a segurança no trânsito. Essa é a intenção da Prefeitura de Fortaleza na redução de velocidade em quatro vias do bairro Montese, na Capital. As avenidas Alberto Magno e Gomes de Matos terão nova velocidade — passando de 60 km/h para 50 km/h. A mudança segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para preservação de vidas no trânsito.

Duas ruas no local também passarão a ser uma área de trânsito calmo, com velocidade máxima de 30 km/h: a rua Irmã Bazet, entre a avenida João Pessoa e a rua Desembargador João Firmino, e a rua Elvira Pinho, entre as ruas Barão de Canindé e Almirante Rubim. A determinação foi tomada devido à grande circulação de pedestres no local. Nos locais, há várias residências, além duas escolas e duas unidades de saúde.

As mudanças devem começar no fim de agosto e terão um período educativo de seis meses. Multas por excesso de velocidade serão cobradas somente a partir do primeiro trimestre do ano que vem. A infração pode ser considerada média, grave ou gravíssima dependendo da porcentagem que o excesso de velocidade é registrado. Se for superior a 50% do permitido, o condutor recebe suspensão imediata do direito de dirigir e apreensão do documento de habilitação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia Também | Messejana terá três novos binários até março; mais ações estão previstas

Juliana Coelho, gerente da Central de Monitoramento de Tráfego da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), ressalta que as mudanças visam proteger todas as pessoas que estão no trânsito, especialmente os pedestres e ciclistas, com maior vulnerabilidade. Em quatro anos, mais de 900 acidentes de trânsito foram registrados no Montese. Os episódios resultaram em pelo menos 500 pessoas feridas e dez mortes.

Com as duas vias, Fortaleza chega a nove avenidas com velocidade reduzida para 50 km/h. A readequação apresenta diminuição significativa do número de acidentes. Nos primeiros seis meses da implantação da mudança na avenida Presidente Castelo Branco, houve uma redução de 64% dos casos. No Montese, de acordo com a AMC, a maior parte dos acidentes registrados acontece devido à alta velocidade, durante períodos em que há menor fluxo de veículos.

“Quando há poucos carros na via, as pessoas desenvolvem uma velocidade maior. A maioria dos acidentes acontece principalmente a noite e nos fins de semana”, aponta Juliana. A gerente ainda lembrou que a readequação da velocidade é somente uma das medidas para garantir a segurança viária no bairro. A implantação de ciclofaixas e o reforço das sinalizações horizontal e vertical também serão realizadas.

No total, 140 cruzamentos revitalizados e dez novos semáforos serão implantados até o fim de agosto. As ruas Sátiro Dias, Raul Uchôa, 15 de Novembro e André Chaves receberão os semáforos no cruzamento com a avenida Alberto Magno. Além desses, outros serão colocados nos seguintes cruzamentos: Rua 15 de Novembro X Almirante Rubim; Rua Desembargador João Firmino x Rua Eugênio Gadelha; Avenida João Pessoa x Rua Miguel Gonçalves; Rua Barão de Canindé x Rua Barão de Sobral; Rua Equador x Rua Professor Teodorico e Avenida dos Expedicionários x Rua Armando Monteiro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar