Participamos do

Lives e drive-thru: como universidades particulares estão adaptando a colação de grau durante a pandemia em Fortaleza

A Unifor, por exemplo, deve diplomar 1.508 graduandos por transmissão ao vivo nesta sexta-feira, 24

A colação de grau é um momento importante para os estudantes de ensino superior. Vestir a beca, fazer o juramento em nome da profissão e receber o diploma da mão dos professores é um rito de passagem muito aguardado. Infelizmente, os graduandos de 2020 tiveram uma parte do sonho da formatura interrompido pela pandemia de Covid-19, que tem impactado da rede de ensino infantil à superior.

“A primeira sensação que nos deu foi de certa pena. Poxa vida, como a gente vai perder a oportunidade de celebrar?”, conta o vice-reitor de Graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor), Henrique Sá. Ainda que os estudantes da Unifor já tenham tecnicamente se formado, o simbolismo do evento é forte demais para deixá-lo de lado. Por isso, a instituição decidiu realizar a colação por meio de transmissão ao vivo (live).

Na noite desta sexta-feira, 24, 1.508 graduandos devem ser diplomados virtualmente pela universidade, além de outros 350 novos mestres e doutores que serão titulados. O evento com início às 20h15min será transmitido pela TV Unifor e redes sociais da instituição. Após a solenidade, os cantores Waldonys e Marcos Lessa farão show direto do campus da universidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Ensino remoto por conta da pandemia traz muitos desafios à educação no Ceará

Casas para estudantes no Ceará estão esvaziadas durante pandemia

“É interessante ver que vai ter de tudo. Tem gente que alugou a beca e vai assistir em casa, na frente da televisão. Tem gente que marcou pequenas reuniões no salão de festa do condomínio, com dez pessoas e todas as medidas sanitárias, para assistir a partir de casa. As pessoas entendem que é de fato um momento simbólico”, afirma o vice-reitor.

Drive-thru

Já o Centro Universitário Maurício de Nassau Fortaleza (Uninassau) apostou no modelo drive-thru para garantir a colação. A partir da próxima segunda-feira, 27, das 15h às 17h, os graduandos dos cursos presenciais e de Ensino a Distância (EAD) da instituição irão ao estacionamento do campus Doroteias para receber os diplomas.

“A Instituição ressalta que todos os protocolos de segurança exigidos pelos órgãos de saúde serão cumpridos”, reforça a Uninassau em nota. O processo seguirá até dia 26 de agosto. Na ocasião, os alunos deverão utilizar máscara de proteção, como manda a lei estadual, e precisão levar caneta de cor preta para a assinatura da ata de colação.

O Centro Universitário UniFanor (UniFanor) também respondeu ao contato da reportagem do O POVO, e informou que ainda analisa como será o formato do evento.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar