Participamos do

Estudantes de Fortaleza podem tirar biometria facial para carteirinha 2020 na plataforma da Etufor

O serviço está disponível para alunos novatos e veteranos de Fortaleza. Conforme a Etufor, entidades estudantis deram início a entrega das primeiras unidades de carteirinhas.
12:10 | Jul. 13, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A biometria facial para solicitação de carteiras estudantis pode ser realizada de forma remota, a partir desta segunda-feira, 13. De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), uma nova ferramenta foi adicionada a à plataforma digital, de forma a ajudar estudantes novatos e veteranos que precisam da biometria para concluir o pedido de produção da carteirinha. Desde o início das solicitações online, mais de 12 mil pedidos foram feitos pela nova plataforma.

Os estudantes que tiverem feito a solicitação online e encaminhado toda a documentação para a produção do documento, podem entrar no site da Etufor com seu e-mail e CPF para realizar a biometria e concluir o processo. Já os estudantes que vão solicitar a carteira estudantil pela primeira vez devem seguir todos os passos, adicionando CPF e e-mail, com toda a documentação necessária, para, então, fazer a biometria facial.

Leia também | Etufor prorroga validade das carteiras estudantis de 2019 até 31 de julho

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nesse primeiro momento, a prioridade são alunos novatos e veteranos que nunca tiveram carteira estudantil ou fizeram a biometria facial, segundo esclarece a coordenadora de atendimento ao estudante da Etufor, Ivanderly Carvalho. “O aluno pode fazer uma fotografia pelo celular e encaminhar no campo indicado. Além da foto para a biometria, ele precisa anexar uma foto segurando um documento pessoal”, detalha. Segundo a coordenadora, o processo visa dar agilidade à solicitação.

A Etufor ressalta que a biometria facial trata-se da foto impressa na carteira de estudante, que é utilizada para identificar o aluno como usuário da carteirinha. A biometria tem como objetivo evitar fraudes, considerando que “o documento é pessoal e intransferível”, frisa a empresa. Para fazer a solicitação, os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de residência e declaração atualizada de matrícula.

Como deve ser a foto para a biometria

Segundo a Etufor, a foto da biometria facial deve seguir o seguinte padrão para ter validade: o aluno deve escolher um local com fundo branco para fazer a fotografia. Ela deve ter formato de retrato 3x4, sem filtros ou ajustes. Caso o aluno utilize óculos de grau, ele deve retirá-lo, assim como os demais acessórios ou adereços que dificultem a identificação do estudante.

Entrega das carteiras estudantis

A entrega dos documentos é de responsabilidade das entidades estudantis. A logística de distribuição prevê que as entidades façam a distribuição nas escolas, universidades e faculdades. “Caso a carteira esteja disponível no site para entrega, o estudante deve entrar em contato com sua escola para receber o documento”, destaca a Etufor.

Serviço

Nova plataforma de solicitação da carteirinha estudantil

Para acompanhar o andamento de sua solicitação, o estudante deve acessar este link

As entidades estudantis estão organizando horários para a entrega diretamente ao aluno. Para informar-se sobre o endereço e contato da entidade estudantil, acesse a relação das entidades estudantis cadastradas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar