Participamos do

Após adiamento, Prefeitura inicia segunda fase de testes na população de Fortaleza

A segunda fase do estudo científico deve contar com mais de 3.300 exames entre testes rápidos e RT-PCR
12:50 | Jul. 10, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A segunda fase da pesquisa sobre soroprevalência do novo coronavírus em Fortaleza inicia na próxima segunda-feira, 13, em Fortaleza. Realizada em parceria com o Governo do Estado, objetivo da amostragem é ampliar o controle epidemiológico no Município e orientar as políticas públicas de prevenção e combate à Covid-19. Serão realizados mais 3.300 exames, entre testes rápidos e RT-PCR, em 113 bairros nos domicílios da Capital para a detecção da Covid-19. A pesquisa estava prevista para começar no dia 8 de julho, mas de acordo com a Prefeitura, a demora na conclusão de testes no Interior provocou o adiamento. 

A ampliação do número de bairros onde serão realizados os testes foi outra razão apontada como motivadora para o adiamento. Por meio da detecção de anticorpos na população, torna-se possível medir, em três etapas distintas, os impactos causados pelo novo coronavírus na Cidade. As residências participantes são selecionadas aleatoriamente, seguindo a metodologia do estudo. O morador a ser testado será sorteado entre os presentes. No caso de pessoas com menos de 18 anos ou de pessoas com deficiência intelectual, por exemplo, os testes acontecerão mediante autorização dos pais ou do responsável.

Mais de 200 pesquisadores, entre enfermeiros e estudantes universitários, foram capacitados, nos dias 6 e 7 de julho para a realização da pesquisa. Além da aplicação dos testes, os profissionais são orientados sobre medidas de segurança e estarão paramentados com equipamentos de proteção individual (EPIs), portarão crachás de identificação, panfleto informativo da pesquisa, além de termo de consentimento para a participação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Durante a visita, será aplicado questionário com informações relacionadas ao sexo, idade, escolaridade e condições de saúde do morador submetido ao exame. Também será realizado o teste rápido, com coleta de sangue, cujo resultado é liberado em 15 minutos, como também o teste RT-PCR que coleta amostra por meio de swab (cotonete) da mucosa nasofaringe (nariz e garganta), nesta modalidade o resultado não é imediato.

Primeira fase

A primeira fase da testagem, realizada entre 2 e 15 de junho, contemplou as primeiras 3.300 pessoas e estima que 370 mil (14,2%) fortalezenses já têm anticorpos contra a Covid-19. As Regionais I, III e VI de Fortaleza apresentaram a maior incidência de casos.

Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que, na 2ª fase da Pesquisa de Prevalência da Covid-19, em Fortaleza, será realizado um grande volume de testes moleculares (testes RT-PCR). Com isso, foram necessários ajustes em relação a metodologia devido ao volume de amostras que serão coletadas e transportadas ao Laboratório Central de Saúde Pública.

Além de serem realizados os 3.300 testes, a logística envolve um gasto maior de tempo para a coleta domiciliar, acondicionamento adequado da amostra e envio ao laboratório, segundo aponta a pasta. Diferente do teste rápido que é mais simples, após a coleta da amostra o resultado é obtido em poucos minutos e não há necessidade de remeter essa amostra a um laboratório.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar