PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Cagece implanta serviço de autoleitura do consumo mensal

O serviço passa a receber imagens feitas por clientes por meio do aplicativo da companhia

15:50 | 03/07/2020
Imagens podem ser feitas por clientes por meio do aplicativo da companhia
 (Foto: Divulgação)
Imagens podem ser feitas por clientes por meio do aplicativo da companhia (Foto: Divulgação)

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) implantou na última terça-feira, 30, o serviço de autoleitura do consumo mensal de água para atendimento aos clientes da companhia. O serviço passa a receber imagens feitas por clientes e é realizado por meio do aplicativo da Cagece App disponível para Android e iOS.

Para realizar o atendimento, os clientes deverão realizar o cadastro no aplicativo, aceitar o termo de adesão e ficar atento aos avisos da Cagece sobre a data de envio da leitura e a foto da numeração do hidrômetro. A nova funcionalidade vale apenas para os municípios em que o faturamento acontece de forma imediata, ou seja, com emissão e entrega instantânea da fatura após visita do leiturista. Já para as cidades onde o faturamento é convencional, em que a leitura não é instantânea, o funcionamento permanece o mesmo.

De acordo com a Cagece, a nova funcionalidade surgiu da necessidade de manter o distanciamento dos agentes comerciais que precisavam ir ao imóvel para realizar a leitura. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, o objetivo foi resguardar a saúde do profissional e dos clientes. Antes, a fatura de água era emitida mensalmente para os clientes, no qual o leiturista realizava a leitura no hidrômetro e emitia, por meio de um equipamento, a fatura impressa para o cliente.

Novo funcionamento

O cronograma de faturamento da Cagece será o mesmo, segundo a empresa. O cliente vai fazer o cadastro no Cagece App e no ciclo seguinte, seguindo o cronograma normal, na data em que o cliente costuma receber a visita do agente da Cagece, ele será avisado pelo Cagece App sobre o período da leitura. Um dia antes, o cliente receberá um alerta e um lembrete no dia da leitura. Após o fechamento do grupo de faturamento, o cliente receberá a conta no e-mail cadastrado.

Na data informada, o cliente fará uma foto da numeração do hidrômetro e preencherá os campos solicitados. Caso a leitura não seja informada até a data programada, a conta da água será faturada com base na média de consumo do imóvel, conforme critérios de faturamento estabelecidos pela Cagece. Ou se a leitura registrada no hidrômetro estiver fora da faixa de consumo esperada, a conta de água ficará em estado de revisão para análise e verificação de consumo até que haja a validação do consumo a ser faturado.